sexta-feira, 8 de maio de 2009

MTV Movie Awards 2009 - Indicados



A premiação da MTV já virou tradição desse início de maratona de blockbusters nos Estados Unidos. A festa é um veículo para que os atores divulguem os lançamentos que brigarão milhões a milhões pelo posto de "maior sucesso do verão americano". Esse ano, infelizmente, a MTV cometeu um erro grave. Permitiu que o público não elegesse apenas os vencedores mas os indicados. O resultado foi que Crepúsculo, mesmo sendo um indiscutível sucesso de público, lidera as indicações ao lado de Quem Quer Ser um Milionário. Prefiro que os indicados sejam apresentados em lista fechada para evitar aberrações desse tipo. Vamos às categorias, com uma pequena análise. CLIQUE NO NOME DOS FILMES para ler meus comentários, quando houverem. Infelizmente terei que ver Crepúsculo até 31 de Maio, dia da festa (com transmissão ao vivo pela MTV Brasil) junto com outros doze filmes de gosto duvidoso.

Melhor filme
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Crepúsculo
High School Musical 3: Ano da Formatura
Homem de Ferro
Quem Quer Ser um Milionário?

Espero uma briga entre Batman e Crepúsculo, apesar de O Cavaleiro das Trevas ser superior (e nem vi ainda o filme dos vampiros). Talvez um público estranho à MTV apareça e vote em Quem Quer Ser um Milionário?, mas é uma possibilidade bem remota. Homem de Ferro não seria má escolha, mas não vejo como ele ter mais votos que Batman.
Meu voto: Batman - O Cavaleiro das Trevas

Melhor atriz
Angelina Jolie, "O Procurado"
Anne Hathaway, "Noivas em Guerra"
Kate Winslet, "O Leitor"
Kristen Stewart, "Crepúsculo"
Taraji P. Henson, "O Curioso Caso de Benjamin Button"

Angelina Jolie é a favorita (me surpreende seu marido Brad Pitt ser ignorado na categoria melhor ator). Um sinal de bom gosto do público foi a lembrança de Taraji P. Henson. Já Anne Hathaway, elogiada por um filme que ninguém viu (O Casamento de Rachel) se garantiu na festa com Noivas em Guerra, em que atua ao lado de Kate Hudson. Não vi Crepúsculo (quanto vezes eu terei que falar isso hoje?) mas Kate Winslet não será superada por Kristen Stewart. Estou falando de atuação.
Meu voto: Kate Winslet (O Leitor)

Melhor ator
Christian Bale, "Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Robert Downey Jr, "Homem de Ferro"
Shia LaBeouf, "Controle Absoluto"
Vin Diesel, "Velozes e Furiosos 4"
Zac Efron, "High School Musical 3: Ano da Formatura"

Boa categoria já que todos os atores são bastante populares. Se lá em cima só der Crepúsculo e aqui der Zac Efron, Hollywood acordará de luto. Nada contra a atuação dele (nem vi o terceiro filme do High School Musical) e acredito que ele tem futuro (até mais que Shia LaBeouf) por ser um ator com recursos. Mas Christian Bale e Robert Downey Jr. ainda são (bem) melhores. Dito isso, acho que o Homem de Ferro supera o Batman nessa - é um filme inferior só que diverte mais e o "culpado" disso é Downey Jr. Vin Diesel está meio passado mas vou ver qual é a desse Velozes e Furiosos 4 e até dia 31 de Maio digo se ele tem chances. Ah, esse Controle Absoluto eu assisti ano passado, posto o comentário daqui a pouco.
Meu voto: Robert Downey Jr. (Homem de Ferro)

Revelação feminina
Amanda Seyfried, "Mamma Mia!"
Ashley Tisdale, "High School Musical 3: Ano da Formatura"
Freida Pinto, "Quem Quer Ser um Milionário?"
Kat Dennings, "Nick e Norah - Uma Noite de Amor e Música"
Miley Cyrus, "Hannah Montana: O Filme"
Vanessa Hudgens, "High School Musical 3: Ano da Formatura"

Começam os abortos da natureza. Primeiro: por que duas categorias de revelação? Segundo: por que seis indicadas? A briga por essa importante categoria foi tão acirrada assim? Bom, aproveitaram que os outros dois High School Musical não foram lançados no cinema e todo mundo virou revelação. Como ainda não vi o filme, ainda não conheço essas "novas" atrizes chamadas Ashely Tisdale e Vanessa Hudgens. Miley Cyrus também já está mais rodada que aquele bagulho da Skol no Forte de Copacabana. Kat Dennings eu não sei quem é (aliás, que filme é esse?). Amada Seyfried, bom, é uma revelação, mesmo com sua participação em Meninas Malvadas. Mas, ela trabalha tão bem assim em Mamma Mia!? Vamos de Freida Pinto mesmo, que tem tudo pra chamar a atenção em Hollywood. Não sei se é a favorita, mas leva meu voto por eliminação.
Meu voto: Freida Pinto (Quem Quer Ser um Milionário?)

Revelação masculina
Ben Barnes, "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian"
Bobb'e J. Thompson, "Modelos Nada Corretos"
Dev Patel, "Quem Quer Ser um Milionário?"
Robert Pattinson, "Crepúsculo"
Taylor Lautner, "Crepúsculo"

Legal a lembrança à Crônicas de Nárnia 2 (só eu que gostei desse filme?). Mas precisava de dois atores de Crepúsculo? Ainda bem que eu só preciso ver uma vez. Já pensou uma pra cada indicação? Eu mudava o blog pra esportes e ia comentar jogo do Flamengo e do Nadal. Robert Pattinson é favorito, creio eu, mas Dev Patel (esse sim se REVELOU um bom ator) é o merecedor. Gostei da sinopse de Modelos Nada Corretos. Sem dúvida que irei assistir.
Meu voto: Dev Patel (Quem Quer Ser um Milionário?)

Melhor comediante
Amy Poehler, "Uma Mãe Para Meu Bebê"
Anna Faris, "A Casa das Coelhinhas"
James Franco, "Segurando as Pontas"
Jim Carrey, "Sim Senhor"
Steve Carell, "Agente 86"

E eu pensei que ia me livrar de A Casa das Coelinhas (que escapou da lista do 20 Piores Filmes de 2009 por falta de tempo - clique aqui e veja essa minha lista). Só vi dois filmes e acho que Jim Carrey, que venceu algumas vezes em sequência esse prêmio, deve levar. Carell está bem, mas não está tão engraçado assim, apesar de Agente 86 ser um grande filme - coloco ainda hoje meu comentário sobre ele.
Meu voto: Jim Carrey (Sim, Senhor).

Melhor vilão
Derek Smears, "Sexta-Feira 13 - Parte 11"
Dwayne Johnson, "Agente 86"
Heath Ledger, "Batman - o Cavaleiro das Trevas"
Johnathon Scaech, "A Morte Convida para Dançar"
Luke Goss, "Hellboy 2 - O Exército Dourado"

Alguém tem dúvida?
Meu voto: Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)

Melhor beijo
Angelina Jolie e James McAvoy, "O Procurado"
Freida Pinto e Dev Patel, "Quem Quer Ser um Milionário?"
James Franco e Sean Penn, "Milk - A Voz da Igualdade"
Kristen Stewart e Robert Pattinson, "Crepúsculo"
Paul Rudd e Thomas Lennon, "Eu Te Amo, Cara"
Vanessa Hudgens e Zac Efron, "High School Musical 3: Ano da Formatura"

Beijos gays costumam levar esse prêmio, então Milk - A Voz da Igualdade e Eu te Amo, Cara saem na frente. Alguém se lembra que no primeiro High School Musical o casal de protagonistas não se beijava (pois é, cinema pode não ser a maior diversão)? Se eles concorressem pelo segundo (eu sei que não foi lançado nos cinemas) seriam favoritos. Eu sei lá quem vai vencer esse. A Angelina Jolie não está nua na cena do beijo com James McAvoy? Alguém faz melhor que isso? Pelo menos nisso Crepúsculo é bom?
Meu voto: Angelina Jolie e James McAvoy (O Procurado)

Melhor cena de luta
Anne Hathaway e Kate Hudson, "Noivas em Guerra"
Christian Bale e Heath Ledger, "Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Robert Pattinson e CamGigandet, "Crepúsculo"
Ron Perlman e Luke Goss, "Hellboy 2 - O Exército Dourado"
Seth Rogen, James Franco e Danny McBride, "Segurando as Pontas"

Nesse caso aqui, dane-se o Batman. Mesmo sendo um filme chatinho, a luta de Noivas em Guerra deve ganhar, vou votar logo nela. Além disso, Kate Hudson recebendo prêmios é coisa rara. Aguardo essa luta de Segurando as Pontas, até por reunir Seth Rogen, James Franco (algo improvável, ainda mais que o segundo é quem foi indicado para melhor comediante) e Danny McBride. Legal, mas quem é Danny McBride?
Meu voto: Anne Hathaway e Kate Hudson (Noivas em Guerra)

Melhor WTF
Amy Poehler, "Uma Mãe Para Meu Bebê"
Angelina Jolie, "O Procurado"
Ayush Mahesh Khedekar, "Quem Quer Ser um Milionário?"
Ben Stiller, "Trovão Tropical"
Jason Segel e Kristen Bell, "Ressaca de Amor"

Tradução pro bom português, esse prêmio se chama "Melhor momento que porra é essa?". Eu vou ficar com o desvio da bala do revólver de Angelina Jolie, uma cena repetida a exaustão nas duzentas vezes que vi o trailer de O Procurado nos cinemas. Se bem que se Kristen Bell estiver nua nessa cena de Ressaca de Amor isso vai merecer um "what the fuck?".
Meu voto: Angelina Jolie (O Procurado)

Melhor canção
"Jai Ho", "Quem Quer Ser um Milionário?"
"The Wrestler", "O Lutador"
"The Climb", "Hannah Montana: o Filme"
"Decode", "Crepúsculo"

Os fãs de Bruce Springsteen estão falando que esse Movie Awards já valeu a pena por reparar a injustiça da Academia em não indicar o tema de O Lutador para o prêmio. Jai Ho levou o Oscar e pode entrar na briga. Mas algo me diz que a menina de cabelo laranja vai subir ao palco dessa vez, com direito a milhares de adolescentes e seus gritinhos histéricos.
Meu voto: The Wrestler (O Lutador).

Bom, vou tentar fazer o que fiz com o Oscar. Colocar marcadores nesses filmes criando um "Especial Movie Awards 2009" e assistir todas as produções até 31 de Maio. Um perfeito adolescente americano, só espero não perder muitos neurônios nos próximos dias. Até agora:

MTV Movie Awards 2009
Filmes assistidos: 25
Filmes para assistir: 4

Post sujeito a alterações.

Um comentário:

Lyvia Ferreira disse...

um perfeito adolescente americano de fato...
sou mais a musica tema de crepusculo hahaha zoando