quinta-feira, 7 de maio de 2009

Spirit - O Filme



Estreia - 20/3 - Totalmente inspirado nos quadrinhos de Will Eisner, The Spirit é a estreia de Frank Miller como diretor-solo em Hollywood. O estilo parecido com Sin City (baseada na obra do próprio Miller), uma espécie de "noir do século XXI" funcionou muito bem com o longa de Robert Rodriguez, mas aqui não engrena.

O primeiro equívoco é copiar o excesso de narração do protagonista. O mérito que Sin City teve em ser fiel a graphic novel é o que fez The Spirit desandar. O que era pra ser uma linha condutora da trama se transforma em um monólogo existencialista furado de Denny Colt (Gabriel Macht), o justiceiro mascarado. A origem de sua desilusão com Sand (Eva Mendes), que perdeu o pai policial assassinado e se tornou uma ladra de tesouros que odeia a polícia poderia render algo melhor.

Spirit cria uma obsessão por Octopus (Samuel L. Jackson), vilão com planos para alcançar a imortalidade, que conta com a ajuda de Silken Floss (Scarlett Johansson). Com o ritmo lento e narrativa irregular, ao mesmo tempo em que o longa tem cenas que lembram a transposição de Dick Tracy para o cinema tem outras que remetem à clássica série de TV do Batman. Seu ar pretensioso e o desperdício de talento de bons atores lembram Capitão Sky e o Mundo de Amanhã.

Samuel L. Jackson exagera na interpretação e o filme vai se transformando em um inesperado drama que chega a desanimar. O restante do elenco não se compromete e Eva Mendes é a que parece estar mais à vontade. Uma nota negativa é Louis Lombardi com seus diversos personagens, que parecem uns umpas lumpas do capeta e são chatos pra burro. As tramas paralelas são mal desenvolvidas (como a da enfermeira apaixonada por Spirit) e algumas cenas são realmente bizarras.

Quando Octopus surge vestido de nazista as coisas melhoram um pouco, o visual fica mais interessante e os últimos quarenta minutos são mais animadores. Mesmo com uma lenda esquisita sobre Hércules e tudo o mais, é bom saber que Spirit não correspondeu às expectativas e que o público será poupado de continuações dessa vez. Sabe qual foi a outra adaptação de uma revista de Will Eisner? Xena: A Rainha da Selva. Paro por aqui e que venha Sin City 2. Nota 3



Filmes comentados em 2009: 102
Filmes lançados em 2009: 33
Total de filmes do blog: 102

Um comentário:

Lyvia Ferreira disse...

esse era um dos filmes que eu mais aguardava na minha listinha de 2009... mas obrigada pq me poupou de ve-lo