terça-feira, 12 de maio de 2009

MTV Movie Awards - Melhor Comediante

Continuando a retrospectiva dos trofeus MTV Movie Awards (a 18ª edição acontece no próximo dia 31 com transmissão da MTV Brasil), vamos falar de outra categoria presente em todas as festas: a de melhor comediante. Essa lista é a mais perfeita de todas que esse prêmio já proporcionou. Apenas grandes artistas, todos na ativa até hoje. Billy Cristal (o primeiro vencedor, batendo Steve Martin em O Pai da Noiva) e Robin Williams (vencedor nos dois anos seguintes, inclusive apenas emprestando a voz ao Gênio da Lâmpada de Aladdin) estão mais sumidos, mas continuam lançando seus filmes.

Já Jim Carrey conseguiu um feito que dificilmente será superado (já que a safra de comediantes em Hollywood anda em alta): vencer quatros anos consecutivos - de 1995 a 1998. Porém, há dez anos ele não leva nada. Se somarmos os prêmios de melhor ator e vilão, Carrey tem oito trofeus (nove contando com um de melhor beijo, categoria que ainda não foi objeto de nenhum post no blog). Talvez em 2009 ele volte à sua rotina de prêmios por sua performance em Sim Senhor.

Adam Sandler só foi vencer a primeira vez em 1999, com a quarta indicação. O prêmio "de consolação" veio pelo fraco O Rei da Água, preterindo o melhor filme de Ben Stiller (Quem Vai Ficar com Mary?) no mesmo ano. Se tivessem esperando mais um pouco a justiça seria feita, já que Sandler venceu no ano seguinte pelo excelente O Paizão. Já Stiller teve que esperar 2001 pelo também clássico Entrando numa Fria.

A primeira (e até agora única) mulher a vencer nessa categoria foi Reese Witherspoon em 2002. Desse ano em diante os prêmios não se concentraram mais em poucas mãos e tivemos um vencedor diferente a cada ano. Sorte de Mike Myers (que venceu pelo capítulo mais fraco de Austin Powers), Jack Black (por sua até então obra-prima Escola de Rock), um incrível Dustin Hoffman (por Entrando numa Fria Maior Ainda, batendo Antonio Banderas e seu Gato de Botas em Shrek 2), Steve Carell e Sacha Baron Cohen (por outras duas comédias antológicas: O Virgem de 40 Anos e Borat).

Fechando a lista, por enquanto, Johnny Depp, que após vencer na categoria melhor ator pelos dois primeiros capítulos de Piratas do Caribe, teve que se contentar com um inédito trofeu na categoria comediante pelo longa que pôs fim à trilogia. Só senti falta na lista de Will Ferell, que em 2009 foi lembrando pela 5ª vez mas só venceu em 2007 na categoria melhor beijo por Ricky Bobby.

Veja abaixo a lista completa e clique no nome dos filmes para ler meus comentários:

Ano Artista (Filme)


1992 Billy Cristal (Amigos, Sempre Amigos)
1993 Robin Williams (Aladdin)
1994 Robin Williams (Uma Babá Quase Perfeita)
1995 Jim Carrey (Débi e Loide)
1996 Jim Carrey (Ace Ventura 2)
1997 Jim Carrey (O Pentelho)
1998 Jim Carrey (O Mentiroso)
1999 Adam Sandler (O Rei da Água)
2000 Adam Sandler (O Paizão)
2001 Ben Stiller (Entrando numa Fria)
2002 Reese Witherspoon (Legalmente Loira)
2003 Mike Myers (Austin Powers: O Homem de Membro de Ouro)
2004 Jack Black (Escola de Rock)
2005 Dustin Hoffman (Entrando numa Fria Maior Ainda)
2006 Steve Carell (O Virgem de 40 Anos)
2007 Sacha Baron Cohen (Borat)
2008
2009
Johnny Depp (Piratas do Caribe 3: No Fim do Mundo)
Jim Carrey (Sim, Senhor)

Filmes comentados: 1
Filmes para comentar: 17

Um comentário:

Lyvia Ferreira disse...

acho que todos dentro do seu tempo e de suas evidencias momentaneas mereceram!!!!