segunda-feira, 11 de maio de 2009

Agente 86



Estreia - 20/6/2008 - Agente 86 (criação de Mel Brooks), apesar da bilheteria considerada boa, sofreu com a forte concorrência do verão americano de 2008. A semelhança física com Don Adams, que protagonizava a série original de TV, junto com a popularidade alta tornou Steve Carell em uma escolha óbvia para o personagem-título. Já para o papel de agente 99 foram consideradas as atrizes Jennifer Love Hewitt (que não daria certo) e Rachel McAdams (que ficaria muito bem), até chegar a Anne Hathaway. Ela está linda e a química com Carell funciona bem.

O filme começa com a promoção de Maxwell Smart da retaguarda para agente da C.O.N.T.R.O.L. Quando o projeto do longa teve início dez anos antes dele chegar aos cinemas, tudo indicava que Jim Carrey seria a estrela. Porém, o atraso no projeto acabou tendo seu lado bom. Steve Carell tem o "timing" perfeito e utiliza menos caretas que Carrey (que precisaria se controlar aqui). Aliás, aquele mexeu um pouco no roteiro mas não foi creditado como tal e fez um excelente trabalho.

Quase todas as piadas funcionam bem. Das mais simples, como o "campo de silêncio" até as mais elaboradas, que exigiram muito do casal de atores na parte física (e eles correspondem muito bem às expectativas). Agente 86 pode ser considerada uma das melhores comédias do ano, com momentos de ação que lembram o clássico Máquina Mortífera. O diretor Peter Segal fecha a década com 100% de aproveitamento. Foram cinco filmes dirigidos e cinco sucessos (as comédias O Professor Aloprado 2, Tratamento de Choque, Como se Fosse a Primeira Vez, Golpe Baixo e Agente 86) e se deu muito bem em seu primeiro longa como produtor.

Há participações de Dwayne Johnson, Bill Muray, James Caan, Terence Stamp e Alan Arkin. O primeiro está engraçado, mais até que a dupla Bruce e Lloyd (Masi Oka de Heroes e Nate Torrence), responsáveis pelas invencionices da C.O.N.T.R.O.L. (eles estrelaram uma produção que foi direto para o mercado de DVD). Os roteiristas Tom J. Astle e Matt Ember passam com folga em sua estreia em Hollywood, muito por ter preservado ao máximo o clima do seriado de origem. O filme termina com um sentimento de missão cumprida e a forte impressão de que continuações serão bem vindas. Nota 7



Filmes comentados em 2009: 105
Filmes lançados em 2009: 34
Total de filmes do blog: 105

Nenhum comentário: