sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Quem Quer Ser um Milionário?



Estreia - 6/3 - Hollywood é um lugar muito engraçado. Ano passado a lista dos indicados ao Oscar ficou marcado pelo excesso de sangue e violência, faltando um filme mais "leve" para tentar um equilíbrio. Esse ano a indústria produz Wall*E e Batman - O Cavaleiro das Trevas (que fecham a lista dos grandes lançamentos ainda imbatíveis) e a Academia indica cinco dramas para o prêmio de melhor filme. A explicação para Quem Quer Ser um Milionário? vir com tudo para a vitória nas categorias principais não é fácil. Na minha opinião ele ganhou pontos por ser o longa menos sissudo e talvez o que divirta mais entre os cinco indicados.

O roteiro conta a história de Jamal, um chaiwalla (vendedor de chá) "cheio de verdade", morador de uma favela de uma grande cidade da Índia que participa de programa no estilo Show do Milhão e cria controvérsia ao mesmo tempo que comove o país ao acertar pergunta atrás de pergunta. Não existia trapaça. Na verdade, Jamal buscava em experiências vividas por ele as respostas corretas. Apesar de não ser arrebatadora, a história é muito bem construída, tem boas atuações (os três atores que interpretam o protagonista são carismáticos e defendem bem o papel) e se destaca a trilha sonora pop-indiana, liderada pela canção da cantora M.I.A.

O longa entretém mais do que os dramas habituais desse ano, mas está longe de ser o filme mais completo. Sua comparação com Cidade de Deus é muito pertinente, já que foco é a estética da pobreza e da violência, utilizando o mesmo roteiro-estilingue do filme dirigido por Fernando Meirelles. A favela indiana talvez seja ainda pior que a nossa e a cena inicial das crianças correndo da polícia lembra muito o longa brasileiro. Até a M.I.A., que levou o funk carioca lá pra fora está na trilha. Talvez a Academia queira reparar o misto de injustiça e azar por Cidade de Deus ter recebido quatro indicações justo no ano em que Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei levou tudo.

Bollywood, a indústria cinematográfica indiana tem muito mais força que nosso pobre cinema nacional e Quem Quer Ser um Milionário? ainda teve a sorte de contar com um Danny Boyle inspirado na direção (há cenas muito bonitas, mesmo se passando num lugar tão feio). O ambiente cheio de maldade e pessoas ruins não é o suficiente para que Jamal se corrompa e deixe de escrever uma bonita trajetória, que vamos descobrindo aos poucos. Por fim, ele merece a recompensa por não se deixar levar por um sistema falido. Mesmo tendo uma história triste, não devemos embarcar no ceticismo com que parte da crítica fora dos Estados Unidos têm tratado o longa. A maneira na qual retrata o povo indiano dá de banho na pasteurizada novela das oito da Globo e a mensagem universal de integridade e honestidade é válida.

Além disso, dá para conhecer bastante a cultura do país e ainda sobra espaço para surpresas. Não é injustiça se Quem Quer Ser um Milionário? vença como melhor roteiro superando a história fantástica de O Curioso Caso de Bejmamim Button. Entendo que o Oscar é um prêmio político, por isso que mesmo não concordando que esse seja o melhor filme do ano, não tiro a credibilidade do prêmio. Se daqui há uma década ele será mais lembrado que Cidade de Deus (não adianta, está nítida a inspiração) ou qualquer outro filme de 2008, eu não sei. Creio que não. Mas o slumdog se mostrou uma grande pedra no sapato de muito gigante. Nota 9



Oscar 2009
Filmes indicados: 31 (exceto curtas e documentários)
Filmes comentados: 28
Filmes para comentar: 3

Filmes comentados em 2009: 74
Filmes lançados em 2009: 21
Total de filmes do blog: 74

Nenhum comentário: