sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Leitor



Estreia - 6/2 - O Leitor é dirigido por Stephen Baldry (Billy Elliot e As Horas) e estrelado por Kate Winslet. Aliás, não sei porque ela foi indicada a alguns prêmios como coadjuvante, já que o longa é todo dela. Em Berlim na década de 1950 um adolescente, Michael, passa mal na rua e é socorrido por Hanna (Winslet). A partir daí eles criam um vínculo que mistura desejo e gratidão de ambas as partes. Ele passa a tarde lendo obras clássicas para ela e ao final do dia eles fazem amor.
A primeira meia hora é um bombardeio de cenas de sexo (aliás, por isso que "vazou" fotos de Winslet nua, já que não faria falta, dada a quantidade de momentos em que ela passa sem roupa). O jovem ator David Kross se sai bem e parece a vontade nas cenas mais difíceis. O romance fora dos padrões vivido pelo casal muda um pouco de figura quando Hanna desaparece e a história dá um salto no tempo. Já como estudante de Direito, Michael presencia o julgamento de sua ex-amante por assassinatos contra judeus na Segunda Guerra Mundial. A gratidão vira decepção e o aspirante a juiz vê a dificuldade de se manter imparcial num julgamento movido por emoção (questão ética que passa desapercebida para a maioria e poderia ser mais explorada). Hanna na verdade nunca abriu sua vida para o jovem Michael.
Permeando as cenas do passado, vamos conhecendo o Michel já adulto e importante jurista, agora vivido por Ralph Fiennes (fechando com chave de ouro o ano de Na Mira do Chefe e A Duquesa), o ritmo de O Leitor não é dos mais animadores, mas trata-se de um grande filme. Aquele tipo que a Academia gosta, com tudo no lugar (a trilha certinha, as atuações dignas). Há mistério, surpresa, uma narrativa que passeia pelo tempo. O Leitor faz o estilo de Desejo e Reparação, que conseguiu um lugar entre os finalistas do Oscar do ano passado (a cronologia e anti-clímax são idênticos). Com o desenrolar da história, o bonito romance vai se concretizando e pode ser que muitos se emocionem com a meia hora final. Não há julgamento de valores e entendemos por completo o que se passa. Eu achei Kate Winslet melhor em Foi Apenas um Sonho. Na minha opinião, O Leitor é um longa com coisas boas e ruins e achei exagerado e injusto que essa produção tenha roubado a vaga de Batman - O Cavaleiro das Trevas nas categorias filme e direção (ele ainda foi indicado a roteiro, atriz e fotografia). Nota 7



Oscar 2009
Filmes indicados: 31 (exceto curtas e documentários)
Filmes comentados: 20
Filmes para comentar: 11

Filmes comentados em 2009: 66
Filmes lançados em 2009: 14
Total de filmes do blog: 66

Nenhum comentário: