quinta-feira, 14 de maio de 2009

Segurando as Pontas



Estreia - 6/8/2008 (nos EUA - no Brasil o filme foi lançado no mercado de DVD no dia 18/2/2009) - Segurando as Pontas (uma excelente tradução do título Pineapple Express) é um filme de maconheiros. Provavelmente escrito, dirigido, produzido e estrelado por eles. Antes da abertura uma cena em preto e branco, em meio a Segunda Guerra Mundial mostra o Exército Americano testando os efeitos da erva em um soldado. Claro que é um desastre e a droga passa a ser considerada ilegal no país.

Seth Rogen então surge no papel de Dale Denton, que trabalha na função de "oficial de justiça particular" (na tradução literal seria um servidor do processo, função inexistente na Justiça Brasileira), que namora uma colegial de 18 anos e passa o dia entregando papel e fumando um baseado atrás do outro. James Franco é Saul, um pequeno vendedor da erva, que se esconde em algum buraco da cidade. Ele foi indicado ao Globo de Ouro como melhor ator de comédia ou musical, perdendo para Colin Farrell em Na Mira do Chefe. Quando Rogen escreveu Segurando as Pontas a ideia era ele interpretar Saul, porém Franco ficou mais engraçado nesse papel.

Quando Dale precisa fazer uma entrega na casa do traficante Ted Jones (Gary Cole) ele presencia o assassinato de um asiático pelas mãos do próprio Ted e de uma policial vivida por Rosie Perez. Na fuga, Dale bate em dois carros e deixa cair seu baseado. Dentro dele uma erva muito particular, a Pineapple Express (que dá nome ao filme no original). Ele e Saul então só tem uma coisa a fazer: fugir dos traficantes. O longa se tornou o primeiro sobre maconha a faturar mais de 100 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

Não tem muita graça ver pessoas se drogando, por isso que os primeiros minutos de Segurando as Pontas são horríveis. Ate o assassinato o filme é enjoado, as piadas não funcionam e a pretensão de ter uma história subversiva vai por água abaixo. Dito isso, a parte mais óbvia, dos imensos desencontros que acabam dando certo, é a que dá mais certo. Os personagens quase não são explorados (Danny McBride no papel de Red e a linda Amber Heard como a namorada Angie são os maiores exemplos) e muita coisa no filme é tosca e sem noção - para usar os termos dos realizadores dessa produção.

A paranoia de Dale e as trapalhadas de Saul acabam divertindo porque Rogen e Franco são dois atores muito carismáticos e naturalmente engraçados. O primeiro assina o roteiro ao lado de Evan Goldberg e Judd Apatow. Por ser a mesma turma de Superbad - É Hoje! o resultado chega a ser decepcionante na parte cômica. Todavia, mesmo sendo uma comédia fraca, Segurando as Pontas tem cenas de ação incríveis. Tirando o jantar com a família da namorada de Dale, os melhores momentos do longa são perseguições e cenas de luta (a maior delas foi indicada ao prêmio nessa categoria no MTV Movie Awards).

A versão em DVD (que eu assisti) tem quase dez minutos a mais, o que não ajuda em nada, já que todos os excessos cortados na edição para o cinema voltam nessa "edição especial". Mas a meia hora final é legal. Acredito que o efeito da erva tenha passado e o trio de Superbad tenha voltado a raciocinar. Méritos também para o diretor David Gordon Green, que começou sua carreira em 1997 aos 22 anos mas só agora (novo ainda, com 34) lidera um filme relevante e o faz muito bem. Nota 5


Filmes comentados em 2009: 111
Filmes lançados em 2009: 37
Total de filmes do blog: 111

Nenhum comentário: