quinta-feira, 28 de maio de 2009

Noite no Museu



Estreia - 12/1/2007 - Uma Noite no Museu faz o espectador rir sem dificuldade. O roteiro de Thomas Lennon e Robert Ben Garant (responsáveis pela versão americana de Taxi e criadores de Reno 911! Miami), inspirado no livro de Milan Trenc é de uma diversão só e se encaixa muito bem nos excelentes efeitos visuais.

Larry é um pai ausente que precisa arranjar um emprego para que sua ex-mulher e filho não se mudem para longe dele. Apesar do currículo bom, o protagonista (vivido por Ben Stiller) se perde em entrevistas de empregos por conta de sua alma de empreendedor e assusta os entrevistadores com histórias sobre suas invenções. Mesmo assim ele consegue um trabalho como vigia noturno no Museu de História Natural de Nova York. À noite, por conta de um tesouro de um faraó, as estátuas de cera, fósseis e esculturas ganham vida.

Stiller está muito à vontade em uma rara produção direcionada ao público infantil. Mas o ponto alto de Uma Noite no Museu é a surpresa de seu cast. Dick Van Dyke, Mickey Rooney e Bill Cobbs como um trio dos ex-seguranças do museu e o breve retorno de Robin Williams aos blockbusters como Theodore Roosevelt são algumas delas. Já Steve Coogan e Owen Wilson (que filmaram sua participação separadamente) formam uma simpática dupla de miniaturas (o romano e o cowboy). O segundo não foi creditado porque sua passagem seria bem rápida, mas testes com a audiência mostraram a popularidade do personagem, que teve sua participação aumentada. O engraçado Ricky Gervais que foi mal aproveitado, enquanto Paul Rudd e Kim Raver são rostos conhecidos para os fãs de seriados de televisão, como Friends e de 24 Horas.

Porém, o maior mérito do longa é falar sobre História. É bonito ver Larry gastando seu tempo livre em uma biblioteca para conhecer melhor aquelas pessoas tão importantes no passado. Uma prova disso é que no final de semana seguinte ao da estreia do filme o público do Museu de História Natural de Nova York aumentou em 20%. Custou 110 milhões de dólares e faturou, no mundo todo, 571 milhões, passando Entrando numa Fria Maior Ainda e se tornando, na época, a maior bilheteria da carreira de Ben Stiller (Madagascar 2 faturaria, um ano depois, 594 milhões). Só não arrecadou mais porque muitos donos de cinemas do Reino Unido não exibiram o filme em protesto contra a Fox, que decidiu lançar o longa menos de três meses depois de sua passagem pelo cinema.

A princípio quem dirigiria o longa seria Stephen Sommers (de A Múmia e Van Helsing), o que levaria este aqui para um caminho bem diferente. Mas o diretor Shawn Levy conseguiu um trabalho mais eficiente do que seu longa anterior (A Pantera Cor-de-Rosa) e justamente por tratar do passado de uma forma tão inteligente e divertida, Uma Noite no Museu agrada fácil e a todos. Nota 7


Filmes comentados em 2009: 120
Filmes lançados em 2009: 40
Total de filmes do blog: 120

Nenhum comentário: