domingo, 10 de maio de 2009

Controle Absoluto



Estreia - 26/9/2008 - Controle Absoluto é um daqueles filmes fracos mas que o público ligado em cinema não consegue fugir. Shia LaBeouf, que surgiu para o mundo em Transformers e conseguiu uma participação marcante no quarto filme de Indiana Jones, não se esforçou para escapar do lugar-comum de toda estrela em ascensão: o filme caça-níquel. Ele ganhou uma bela grana para fazer Controle Absoluto, os fãs adolescentes que o elegeram o ator do momento depositaram mais uma grana nas bilheterias e vida que segue. O diretor D.J. Caruso repete a dupla de Paranoia e também deve estar um pouco mais rico.

Sendo assim, Eagle Eye (no original) chegará em DVD e na televisão com mais força ainda. Só que você já está cansado de ver esse filme (um dia eu faço uma lista relacionando outros "Shia LaBeouf" a outros "Controles Absolutos"). É apenas um teste de popularidade do garoto. Pena que acompanhado pela fraca Michelle Monaghan (que em 2008 emplacou O Melhor Amigo da Noiva na lista dos meus piores filmes do ano). A dupla de protagonistas quase não usou dublê e a voz misteriosa é de Julianne Moore, que não quis ser creditada (para manter o suspense ou para não manchar o currículo?).

O longa conta a história de dois desconhecidos que precisam se unir para investigar a origem de telefonemas misteriosos de pessoas que seguem todos os passos do casal e passa a ameaçar suas famílias. O roteiro na mão de novatos é um recorte de outros filmes de ação (levanta a mão quem lembrou de Inimigo do Estado, Celular - Um Grito de Socorro, Por um Fio e Duro de Matar 3 - A Vingança). O cyberterrorismo remete à quarta e mais recente produção de John McClane. Ainda tem a máquina que ganha vida própria, igual Stealth - Ameaça Invisível.

Outro clichê? Uma crise institucional entre governo e militares americanos, com uma mensagem patriota no final. Não preciso nem dizer que a trama é pouco original (filmes que envolvem sequestro de filho - faça sua lista em dez segundos), mas o terreno é fértil para cenas bem realizadas e destruição de carros pelo caminho. Muitos efeitos sonoros foram retirados do jogo de videogame Halo, de 2001

Poucos momentos salvam a honra de Controle Absoluto, muito com a ajuda de Michael Chiklis (Quarteto Fantástico e a série The Shield). Outras duas figuras do elenco de apoio são Rosario Dawson e Billy Bob Thornton, que não estão bem. Shia LaBeouf passou no teste de popularidade, em filme bem feito mas desinteressante, o que está virando uma especialidade em Hollywood. Nota 3



Filmes comentados em 2009: 104
Filmes lançados em 2009: 34
Total de filmes do blog: 104

Nenhum comentário: