terça-feira, 12 de maio de 2009

Quem leva o trofeu do verão?


Eu sei que o post está um pouco atrasado, mas trata-se da época do ano mais divertida do cinema. O que antes se limitava ao final de junho, julho e um pedaço do agosto, agora já começa no início do maio: a briga dos blockbusters do verão americano.

Eu pensava que com esse surto da gripe suína o faturamento dos filmes diminuísse (o número de casos nos Estados Unidos superou os do México), mas o povo americano continua indo aos cinemas - o que comprova as bilheterias de estreia de X-Men Origens: Wolverine e Star Trek. Segue abaixo a lista com os longas mais esperados de cada final de semana lá fora, com a data de estreia aqui. Por hoje eu comento minhas expectativas. Depois que assistir a todos, eu falo qual foi o meu vencedor. Mas o trofeu mesmo leva quem faturar mais nas bilheterias, dos Estados Unidos e do mundo. Aos poucos você pode clicar no nome dos filmes para ler meus comentários:

Estreia EUA Filme Estreia Brasil
1/mai X-Men Origens: Wolverine 30/abr
8/mai Star Trek 8/mai
15/mai Anjos e Demônios 15/mai
22/mai O Exterminador do Futuro 4 5/jun

Uma Noite no Museu 2 22/mai
29/mai Up 4/set
5/jun A Terra Perdida 28/ago
12/jun Minha Filha é um Sonho 21/ago

O Sequestro do Metrô 4/set
19/jun Ano Um 14/ago

A Proposta 10/jul
26/jun Transformers 2
24/jun
3/jul Inimigos Públicos 3/jul

Era do Gelo 3 1/jul
10/jul Brüno 31/jul
17/jul Harry Potter e o Enigma do Príncipe 17/jul
24/jul G-Force 14/ago
31/jul Funny People (sem data)
7/ago G.I. Joe - A Origem de Cobra 7/ago
14/ago The Time Traveler's Wife (sem data)
21/ago Bastardos Inglórios 23/out
28/ago H2: Halloween 2 (sem data)
4/set Shanghai (sem data)




Vamos comentar rapidamente aqui. A primeira coisa a ser dita é que nesse mês de maio os lançamentos no Brasil praticamente batem com os lançamentos nos Estados Unidos, então não perca nas próximas semanas comentários dos cinco primeiros filmes da lista. Segundo que toda continuação será acompanhada dos meus comentários dos longas anteriores. Sendo assim, tenho que correr atrás de escrever sobre Uma Noite no Museu, os três filmes da série O Exterminador do Futuro e os cinco primeiros da série Harry Potter.

Dia 29 de Maio estreia lá fora Up, animação da Pixar que promete a mesma qualidade de Ratatouille e Wall*E. O problema é que o lançamento no Brasil está agendado apenas para o dia 4 de Setembro. Torço para que essa data não seja mantida.

Junho começa com pouca esperança de superar Maio. Dia 5 o filme mais aguardado é A Terra Perdida, fantasia que pode colocar Will Ferell alguns degraus acima na escada das vaidades que é Hollywood. Dia 12 tem Eddie Murphy com Minha Filha é um Sonho, mas eu me permiti acrescentar O Sequestro do Metrô, pelo elenco contar com Denzel Washington e John Travolta. Não é pouca coisa. Já no dia 19 a comédia fica por conta de Jack Black e Michael Cera (Ano Um) e o retorno de Sandra Bullock ao verão americano com A Proposta. Não coloquei na lista, mas também nesse dia temos o novo Woody Allen. Todos esses filmes chegam com atraso. Em Junho mesmo apenas Transformers 2, que vai dominar todas as atenções e chega ao Brasil dois dias antes dos Estados Unidos, por ser a data de estreia mundial.

Em Julho, auge do verão e das férias escolares, a briga vai ser boa logo na primeira semana. Inimigos Públicos traz o diretor Michael Mann ao lado de Christan Bale e Johnny Depp. Para mim, um dos filmes mais esperados dos próximos meses. Ele luta (e é provável que perca) contra o terceiro longa da franquia A Era do Gelo, muito querida lá fora e aqui no Brasil (o segundo filme atraiu milhões de pessoas aos cinemas). Outra vez o diretor será Carlos Saldanha. Dia 10 tem Sacha Baron Cohen e seu "novo" personagem, Brüno. Teremos mais um filme polêmico e muito engraçado (pena que só chega no Brasil três semanas depois). Porém, um dos candidatos a surpresa será lançado na mesma data. Com o nome original I Love You Beth Cooper, o longa é dirigido pelo experiente Chris Columbus e estrelado por Hayden Panettiere, de Heroes.

Sem chance para respirar, dia 17 tem o sexto capítulo da saga de Harry Potter. Quem leu o livro sabe que o público pode esperar um filme mais leve e divertido. Dia 24, na ressaca de grandes lançamentos, a esperança de alguns milhões fica por conta da animação G-Force. Para quem procura uma comédia romântica, outra que deve agradar será lançada no mesmo dia: A Verdade Nua e Crua, com Katherine Heigl e Gerard Butler. Já dia 31 o primeiro filme sem nome em português e sem previsão de lançamento - justo uma comédia que promete ser interessante, dirigida por Judd Apatow e estrelada por Adam Sandler.

Chegando em Agosto temos G.I. Joe (Comandos em Ação para os íntimos) dia 7. Porém, as atenções se voltam para o dia 21, com um filme de guerra que promete (e muito), por reunir Quentin Tarantino e Brad Pitt. Bastardos Inglórios está no topo da minha lista de expectativas. Nesse meio tempo tem a comédia romântica The Time Traveler's Wife, com a simpática dupla Eric Bana e Rachel McAdams. Quanto a Halloween 2 (que fecha o mês de agosto) a esperança de lançamento no Brasil não é das melhores, já que o primeiro filme (Halloween: O Início), também dirigido por Rob Zombie foi lançado aqui em Março desse ano, incríveis dois anos depois que a estreia nos Estados Unidos.

Ainda me permiti abrir o mês de Setembro com Shanghai, drama de guerra que se passa logo depois dos ataques a Pearl Harbour, que conta com um elenco cheio de rostos conhecidos (entre eles John Cusack). Daí pra frente pouca coisa se sabe. Entre elas as estreia de Astro Boy e da nova versão de Fama dia 25 de Setembro. Além desse, há o novo de Martin Scorsese dia 2 de Outubro. Mas aí já estamos falando de Oscar...

É isso aí. Hoje ainda eu começo mais essa maratona (é uma dentro da outra aqui no blog, já percebeu?) com meus comentários sobre Wolverine e nosso "blockbuster caseiro", o filme nacional Divã - que acaba de chegar à marca de um milhão de espectadores. Isso porque amanhã já começa na França o Festival de Cannes.

Um comentário:

Lyvia Ferreira disse...

sim eu sou mongol mas eu voto em harry!!!!!!1