quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Entre os Muros da Escola



Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores. (Fonte: Adoro Cinema)

Motivo para assistir: Palma de Ouro no Festival de Cannes

Estreia – 13/03/2009 – Não é necessário nenhum conhecimento externo para apreciar Entre os Muros da Escola. Parece simples, mas é raro encontrar um longa assim – de conteúdo profundo – com essas características. A produção vencedora da Palma de Ouro em 2008 prende a atenção do espectador desde o primeiro minuto. Além disso, o roteiro abre espaço para diversas discussões: da utilidade da norma culta da língua ao próprio sistema escolar francês, cujas escolas públicas nivelam por baixo seu conteúdo (não muito diferente do Brasil). Tudo isso escrito e estrelado pelo autor do livro que o baseou (François Bégaudeau), que apesar de ter vencido o César na categoria roteiro, não voltou mais aos cinemas nem como ator nem como roteirista.

Ao reunir adolescentes de baixa renda, filhos de imigrantes (legais ou não) mais preocupados com bens materiais, Entre os Muros da Escola revela-se universal. Na visão do professor, o desafio de ensinar para um grupo desinteressado e heterogêneo – e desistir de alguns. Na dos alunos, o desejo de contestar quando são atingidos, mesmo em total ausência de autocrítica. Além da vitória da Palma de Ouro do Festival de Cannes de forma unânime, a produção foi indicada ao Oscar de filme estrangeiro, perdendo para A Partida e ao César de melhor filme, perdendo para Séraphine. Destaque para a ideia do Conselho de Classe com participação de alunos – um traço de hipocrisia francesa. Nota 8



Filmes comentados em 2012: 7
Filmes lançados em 2012: 0
Total de filmes do blog: 144

Nenhum comentário: