sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alô, Dolly!



Sinopse: Dolly Levi é uma viúva casamenteira que acaba se apaixonando por um de seus clientes, Horace Vandergelder. Já este quer se casar com uma chapeleira. Então ela arma um plano que faz com que a chapeleira se apaixone por Cornelius Hackl, um empregado do Sr. Vandergelder. (Fonte: Cine Players)

Motivo para assistir: Walter Matthau cantando e dançando

Estreia – 16/12/1969 (nos EUA) – Por melhor que seja Alô, Dolly! é compreensível que na década que o seguiu (1970) os filmes musicais tenham perdido boa parte de seu público – foi apenas a 15ª maior bilheteria daquele ano. O longa lançado em 1969 não traz nenhuma inovação, sequer números de dança inesquecíveis, gastando muito dinheiro para um retorno que começava a ser duvidoso. Mesmo assim venceu os Oscars de Direção de Arte, Trilha Sonora e Som e conseguiu outras quatro nomeações, incluindo melhor filme. Perdeu para Perdidos na Noite, o maior exemplar da Hollywood moderna, que reconstruiu o cinema de entretenimento. A direção de Gene Kelly não significa cenas grandiosas e impecáveis – exceto "Put on Your Sunday Clothes", talvez a única que tenha sobrevivido no tempo. A aposta da Fox se deu pelo sucesso de A Noviça Rebelde em 1965. Grande parte do dinheiro investido em Alô, Dolly!, O Fabuloso Doutor Dolittle e A Estrela foi por água abaixo. Todos agradaram os críticos mas não o público.

Barbra Streisand e seu estilo de falar cantando contrasta com um Walter Matthau que, se não possui talento para musicais, supre sua deficiência com suas inúmeras qualidades como comediante e um desejo de se divertir sem se preocupar com eventuais críticas. Ele e Streisand brigaram ao longo de toda a produção, porque ele achava que ela não possuía talento. É justamente as cenas de comédia que mais funcionam em Alô, Dolly!, intercalado com seus números à moda antiga repleta de informação e com cenários e figurinos de um capricho que Hollywood jamais ousou repetir. A cena de abertura, por exemplo, demorou um mês para ser filmada.

Quanto à história da mulher que tem orgulho de conseguir casamento para todo mundo menos para ela, as comédias românticas clichês de hoje fizeram o favor de copiar com roupagem moderna e sem a parte musical. Na maior referência, a protagonista é Katherine Heigl e seu talento não se compara com o de Barbra. Não precisamos rever Vestida para Casar para entender porque uma produção aparentemente ultrapassada com Alô, Dolly! ainda merece ser vista. Nota 6



Filmes comentados em 2012: 11
Filmes lançados em 2012: 0
Total de filmes do blog: 148

Nenhum comentário: