sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tomboy



Estreia – 13/01/2012 – Tomboy (que dá nome ao filme e refere-se ao apelido dado a meninas que gostam de agir como meninos) deve ser reconhecido no mínimo pela coragem em se realizar um filme que trata da descoberta da homossexualidade na pré-adolescência. Coragem maior possui a jovem atriz Zoé Héran e sua família, que permitiram uma exposição dessa magnitude (a atriz foi selecionada no primeiro dia de testes). Na história ela é Laure, uma menina de dez anos que se apresenta na rua como Mikael, não aceitando sua condição e esquecendo a barreira da idade para mostrar seu lado masculino.

Interessa observar que Laure está ciente que sua escolha causará, no mínimo, estranhamento e muda sua atitude ao chegar em casa, deixando para a mãe chegar às suas conclusões. Ao mesmo tempo deve ser levado em conta o fato de uma criança de dez anos não possuir plena consciência das consequências dos seus atos, ainda mais relacionados à sua sexualidade.

Tomboy é um longa cativante, resultado de cenas simples, singelas e com um roteiro que preza pelo bom humor, apesar da complexidade do tema tratado. Foi filmado em vinte dias e possui apenas catorze personagens. Seus únicos prêmios ficam por conta de sua temática LGBT (Festivais de Torino, Filadélfia, São Francisco e, o principal deles, o Teddy Jury Award no Berlinare). Um filme ainda segmentado que aos poucos vai sendo descoberto. No Brasil, foi o ganhador da categoria melhor longa-metragem do 19º Festival Mix Brasil, ganhando lançamento nacional nessa sexta-feira.

A relação entre Laure, apenas uma menina que queria ser vista como menino e Lisa (Jeanne Disson) – aquela que desperta um algo mais na adolescente, vai perdendo espaço para a relação com sua irmã Jeanne (Malonn Lévana, uma atração à parte) – que na inocência infantil acolhe a pessoa da maneira que é (sem pré-conceitos). Por fim, a relação da mãe, que se não provoca espanto, abre uma discussão cada vez mais latente. Tomboy é simples apenas na forma, jamais no conteúdo. Nota 7



Filmes comentados em 2012: 13
Filmes lançados em 2012: 1
Total de filmes do blog: 150



Nenhum comentário: