quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Across the Universe



Sinopse: Década de 60. Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard) (Fonte: Adoro Cinema)

Motivo para assistir: Os Beatles

Estreia – 07/12/2007 – O grande desafio de Across the Universe, indicado ao Globo de Ouro de melhor filme de comédia/musical, é conseguir funcionar como filme a despeito da magia das canções dos Beatles. Ocorre que a produção, orçada em mais de 70 milhões de dólares e que não faturou nem 30, não é inteiramente bem sucedida em tal aspecto. Algumas versões das músicas deixam a desejar e a necessidade de incluir os maiores sucessos da banda geram narrativa um pouco confusa e tramas paralelas que conseguem cansar até um grande fã de filmes musicais.

Por outro lado, as melhores surpresas residem nos momentos em que escolhas menos óbvias são utilizadas em benefício do roteiro. Um exemplo é “I Want You (She’s so Heavy)” com a participação do próprio Tio Sam em analogia à Guerra do Vietnã. Esse expediente já foi utilizado anos antes no roteiro de Moulin Rouge, que busca a melhor canção para determinada cena e não o contrário.

A direção de arte não utiliza o potencial do material que tem em mãos e deixa a desejar. Um exemplo é a passagem estrelada por Bono “I am the Walrus”, uma apresentação psicodélica-lisérgica-fake que não precisava estar ali. Já o figurino indicado ao Oscar não apresenta nada demais. Se Across the Universe suprimisse algumas passagens causaria o impacto que merece quando é brilhante em algumas referências aos Beatles e aos anos 1960, como na sequência final. Nota 6




Filmes comentados em 2012: 2
Filmes lançados em 2012: 0
Total de filmes do blog: 139

Nenhum comentário: