sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Além da Linha Vermelha





Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Assim, um grupo de jovens soldados enviado para lá, trazendo alívio para as esgotadas unidades da marinha. Lá os recém-chegados conhecem um terror que nem imaginavam, mas no meio deste desespero surgem fortes laços de amor e amizade. (Fonte: Adoro Cinema)

Motivo para assistir: Retorno de Terrence Malick

Estreia – 26/02/1999 – Terrence Malick conseguiu fazer poesia em meio à II Guerra Mundial e, melhor, sem deixar de entregar grandes cenas de ação. Além da Linha Vermelha é quase um filme-mosaico (o corte original tinha seis horas) e no melhor lugar onde um roteiro nesse estilo merece ser escrito. Possui diálogos bem elaborados, fortes e contundentes; intercalados com excelentes tomadas de batalhas e outras belíssimas de caráter documental, onde é possível enxergar beleza em meio às atrocidades da guerra. O longa foi indicado a sete Oscars, incluindo filme, diretor e roteiro (este também de Malick) e injustamente não ganhou nenhum. Já no Festival de Berlin levou o Leão de Ouro e menção honrosa pelo trabalho de câmera.

Os grandes diretores sentem necessidade em algum momento de suas carreiras de realizar um longa de guerra. À exemplo de Nascido para Matar de Stanley Kubrick, Além da Linha Vermelha consegue igualmente ser relevante. Ao reunir uma grande quantidade de astros, pode ser elevado ao O Mais Longo dos Dias de uma Hollywood muito mais visceral e violenta. A história do grupo de soldados que possui como objetivo atingir o topo de uma colina antes dos japoneses tem como guias as personagens de Jim Caviezel e Ben Chaplin. É pela percepção de ambos que observamos a maldade consumindo os soldados e o abalo sofrido por Staros (Elias Koteas), líder que vê seus combatentes como pessoas, não objetos. Ele talvez seja um dos melhores perfis de personagem de um longa sobre a II Guerra Mundial.

Lançado no mesmo ano de O Resgate do Soldado Ryan (que une espetáculo visual com a emoção de uma produção de Steven Spielberg), Além da Linha Vermelha atinge os mesmo objetivos e ainda faz pensar. O revezamento de astros tem por condão mostrar que a guerra pode ser um ciclo de morte e sofrimento sem fim (vale observar a participação de George Clooney em relação a isso). Nos dizeres de uma das personagens: “A guerra não enobrece o homem. A transforma em cachorros”. Nota 9



Filmes comentados em 2012: 10
Filmes lançados em 2012: 0
Total de filmes do blog: 147

Nenhum comentário: