quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um Dia para Relembrar





Sinopse: Al Pacino estrela este filme cheio de ternura e aclamado pela crítica. Gennaro é um jovem que fará de tudo para ganhar uma moeda de 25 centavos, justamente o preço do ingresso na novíssima sala de cinema do bairro. Aquele é um lugar mágico para ele, onde os sonhos podem se tornar realidade. Contudo, depois de um dia de aventuras inesquecíveis, o garoto percebe que seus bolsos continuam vazios... Até que seu avô lhe faz uma oferta intrigante! O filme também conta com a participação de Mary Elizabeth Mastrantonio. Um Dia Para Relembrar é uma vivaz história sobre o passar dos anos e que agradará a todos! (Fonte: Interfilmes)

Motivo para assistir: Al Pacino

Estreia – 22/11/1995 (nos EUA)
- Dramas familiares vividos por crianças não são novidades no cinema, de qualquer país. Por isso produções como A Vida é Bela atingir certa relevância em plena década de 1990 comprova o quão especial é o filme citado. Com Um Dia para Recordar, de qualidade claramente inferior, o roteirista Joseph Stefano, que teve curta obra no cinema mas escreveu nada mais nada menos que Psicose, bebe nas águas de Cinema Paradiso (criança - Itália - amor pelo cinema - velhice - morte) sem o mesmo brilhantismo e constroi uma personagem infantil que aprende que para se alcançar sonhado êxito talvez seja necessário sacrificar um pouco sua vida. No caso, obter uma moeda de 25 centavos para ir ao cinema pode significar a morte do avô querido.

Genaro briga com seu destino com todas as forças, sendo apenas nesse ponto a beleza de Um Dia para Relembrar. A Depressão americana nunca foi pintada em cores tão fortes em Hollywood, o que tira um pouco a credibilidade da história, que rendeu pouco mais de 25 mil dólares nas bilheterias. Já Al Pacino parece pouco inspirado em seus momentos, longe de apresentar uma atuação inesquecível. Ele aceitou estrelar o filme como um favor ao diretor James Foley, que – segundo Al – desempenhou brilhante trabalho em O Sucesso a Qualquer Preço, que rendeu uma indicação ao Oscar de coadjuvante para o ator. Impressionante mesmo apenas a nota de produção, que informa que Maurice Jarre, já vencedor de três Oscars pelas trilhas de Lawrence da Arábia, Doutor Jivago e Passagem para a Índia, teve sua composição rejeitada pelos produtores. Nota 5

ps.: O vídeo anexado possui a trilha sonora escolhida e as cenas possuem grandes spoilers. Se você pretende ver o filme, ignore-o.





Filmes comentados em 2012: 1
Filmes lançados em 2012: 0
Total de filmes do blog: 138

Nenhum comentário: