sábado, 25 de abril de 2009

Força Policial



Estreia - 27/2 - Força Policial foi "vendido" aqui no Brasil como uma espécie de Tropa de Elite de Hollywood. Mas em comum com a produção nacional existe apenas a discussão acerca da corrupção policial. Pride and Glory (Orgulho e Glória, se traduzissem o título original sem inventar moda) conta a história de Ray, policial designado para investigar o assassinato de quatro colegas. Ele acaba descobrindo o lamaçal de corrupção em que se encontra a Polícia de Nova York. Mesmo com o aviso ao final que tudo não se passa de mera ficção, é difícil não acreditar que a trama foi tirada de experiências reais. Aliás, esse filme era pra ser feito em 2001, estrelado por Mark Whalberg e Hugh Jackman, mas os ataques de 11 de Setembro tornaram inapropriado um longa que denegrisse a imagem da NYPD.
Ray é interpretado por Edward Norton (duas indicações ao Oscar na década passada). Ele é filho de Francis Sr. (John Voight, um Oscar, três indicações e uma filha chamada Angelina Jolie) e irmão de Francis Jr. (Noah Emmerich), todos da corporação. Completando a família de tiras, há ainda o cunhado Jimmy (Colin Farrel, com um Globo de Ouro que caiu em seu colo por Na Mira do Chefe). Pelo elenco cheio de recursos já se pode esperar um viés mais dramático e é justamente isso que diferencia Força Policial de Tropa de Elite e o que desperta interesse logo de cara (alguns breves momentos a là C.S.I. também). Diverte menos e exige mais atenção do espectador.
Apesar de se revelar um policial clássico o roteiro não se concentra apenas na investigação, abrindo espaço para um drama familiar razoável. Enquanto o personagem de Emmerich enfrenta o câncer de sua mulher, Jimmy mostra suas fraquezas ao "enfrentar" a terceira gravidez da esposa. Já Ray, além de conflito ética-corporativismo, busca convencer a ex a retomar o casamento. Com isso a história foge do básico, ampliando sua abordagem.
Claro que há violência (quem tem medo do Capitão Nascimento não vai nem dormir depois de ver um policial quase passando o ferro - literalmente - num bebê) e quando o cerco vai se fechando, Força Policial vira um thriller de qualidade. Quando descobrem que muitos tiras recebiam uma mesada do tráfico, tentam empurrar a culpa para aqueles que já morreram. Porém, o diretor/roteirista Gavin O'Connor (que reescreveu várias passagens durante a filmagem) entrega uma conclusão satisfatória, mas tenho minhas dúvidas se agradará a todos. Nota 7



Filmes comentados em 2009: 89
Filmes lançados em 2009: 27
Total de filmes do blog: 89

Um comentário:

Luis Felipe disse...

Seu blog é muito bom. Ótimos textos, com personalidade. É claro que discordo em uma coisinha ou outra - adoro westerns, por exemplo, e não os assisto com preguiça -, mas é muito bom descobrir bons lugares para ler e discutir cinema. Seu blog é um destes. Já está favoritado! Abraços!