terça-feira, 14 de abril de 2009

Aconteceu Naquela Noite



Estreia - 9/4/1934 - Em 1934, Frank Capra ainda não era o aclamado diretor de A Mulher Faz o Homem, A Felicidade não se Compra e Do Mundo Nada se Leva. O diretor, então com 37 anos, ainda era sinônimo de desconfiança, apesar do bem sucedido Dama por um Dia, no ano anterior. Já Clark Gable e Claudette Colbert eram astros de Hollywood e nenhum deles teria aceitado fazer Aconteceu Naquela Noite se não fossem cumpridores de ordem dos seus estúdios.
Talvez hoje esse filme seria apenas mais uma comédia romântica, protagonizada por uma Lindsay Lohan pré-escandalos ou um John Cusack mais jovem, mas nunca por um Tom Hanks ou uma Julia Roberts. É por isso que Aconteceu Naquela Noite é fantástico, por ter sido realizado no momento certo e ter se tornado o primeiro grande clássico do maravilhoso diretor. A partir daí todos os longas de Capra teriam o selo de qualidade do mesmo e ele emendaria um grande filme atrás do outro.
Além disso, Aconteceu Naquela Noite foi o primeiro filme a vencer nas cinco principais categorias do Oscar, premiando Gable e Colbert, que nunca botaram fé no filme, mas chamou a atenção do povo norte-americano, que deu ao filme um inesperado sucesso de bilheteria marcando a trajetória de um dos maiores da História.
O que mais me surpreendeu nessa produção que completa 65 anos foi o ritmo ágil e a linguagem moderna, o que mostra que poderia ser um sucesso hoje. A interessante história de Ellie Andrews, que foge do pai para poder viver com seu marido e de Peter Warne, jornalista recém-desempregado à procura de uma notícia é encantadora (muito pelo carisma dos astros - ele com 33 anos e ela com 31).
Na época o medo era retirar qualquer referência à viagem de ônibus do título, pois filmes desse gênero costumavam ser um fracasso. Mas Capra foi além e inaugurou um gênero muito mais bem-sucedido e copiado ao longo das quase sete décadas seguintes: o típico filme “água-com-acúçar”. A velha brincadeira de gato e rato, onde a raiva vira amor rendeu alguns bons filmes, mas o normal é que poucos fiquem na memória. Como em 1953, quando surgiu Sabrina, 1961 quando foi lançado Bonequinha de Luxo, ou 1990, ano de Uma Linda Mulher. No novo século, talvez mereça destaque Do Que as Mulheres Gostam, Casamento Grego e O Diário de Bridget Jones, como exemplos de sucesso de público e crítica numa história doce e fascinante.
Aconteceu Naquela Noite foi o primeiro deles, foi o primeiro realmente inesquecível, usando a clássica patricinha, que só sabe resolver as coisas na base do dinheiro e o conquistador, que tem como dotes saber molhar donuts e pedir carona (na cena mais engraçada do filme) e usa a mocinha como manchete. O roteiro de Robert Riskin ganha fôlego quando a viagem de ônibus para por causa da chuva. Riskin (também premiado com o Oscar pelo longa) também escreveria O Galente Mr. Deeds e Do Mundo Nada se Leva para o mesmo diretor. As inesquecíveis passagens sobre a "muralha de Jericó" fazem com que o filme seja ainda mais adorável.
É importante frisar que Capra sempre mandou mensagens positivas em suas obras e aqui ele não defende o adultério. Ele mostra como Ellie, sempre cercada por criados e mimada desde criança, não poderia saber o que era amor de verdade antes de pegar aquele ônibus para Nova York. Com 75 minutos de filme a linda cena em que a personagem de Colbert decide mostrar seus sentimentos à Gable mostra bem onde a história queria chegar.
O que se segue é uma reviravolta e uma série de mal entendidos como acontece em toda comédia romântica que se preze. Num dado momento um personagem fala que "você pensa que tem uma boa história e o final estraga tudo". Claro que não é o caso de Aconteceu Naquela Noite e é incrível como Frank Capra (que receberia seu primeiro Oscar) nos motivava a torcer por seus protagonistas. Nota 10




Filmes comentados em 2009: 75
Filmes lançados em 2009: 21
Total de filmes do blog: 75

Um comentário:

John disse...

Este filme é maravilhoso.O Melhor do Capra depois de Do Mundo Nada se Leva.Uma garota mimada (Claudette) e um jornalista encrenqueiro (Gable.Ele sabe que a garota é uma fugitiva do pai milionário.Ele pretende fazer disso seu furo de reportagem.Sem que ela desconfie.Mas a paixão que eles sentem um pelo outro começa a mudar de idéia para ele.Primeiro filme a ganhar os 5 principais prêmios do Oscar:Filme,Diretor,Ator,Atriz e Roteiro.Estranho no Ninho e O Silêncio dos Inocentes repetiu essa façanha.A beleza da fotografia preto e branco.o típico road movie.Piadas daquele tempo que ainda tem graça.Ousadia como por exemplo quando Claudette mostra a perna e o carro para ou então quando Clark tira a camisa.Um filme que não deve faltar nas videolocadoras.Parabéns pelo seu blog amigo cinéfilo.