sábado, 25 de abril de 2009

Jogo entre Ladrões



Estreia - 13/3 - A primeira vez que o blogueiro escolhe um pôster nacional em vez de um do país de origem do filme poderia não ser um bom sinal. É a prova do descaso que o distribuidor teve com Jogo entre Ladrões (que tem dois títulos em inglês, The Code e Thick as Thieves). É tão claro que as pessoas deixam para ver esse tipo de produção em DVD ou na televisão que não há muito esforço para alavancar longas assim nas bilheterias.

O filme começa com Keith (Morgan Freeman) invadindo uma sauna e atirando num senhor russo. Corta para Gabriel (Antonio Banderas) seguindo dois homens no metrô - e sendo seguido, por Keith. Gabriel saca a sua arma no meio do vagão e procura algo específico para roubar. O objetivo do roteiro está alcançado: mostrar dois ladrões que irão se unir para um golpe que envolve cofres com sistema de segurança modernos, planos mirabolantes e soluções absurdas. Uma hora de clichês e cenas de ação competentes. Banderas lembra até seu personagem em Dupla Explosiva (filme abaixo da crítica que ele estrelou ao lado de Lucy Liu).

Quando Gabriel conheçe Alexandra (Radha Mitchell), filha do ex-parceiro de Keith, você também pode acrescentar mais umas cenas de sexo para descer com a pipoca. Ah, sim, há o policial veterano que segue os passos dos luxuosos bandidos, mas sempre chega um pouco atrasado e tem que conviver com o descrédito dos colegas. Jogo entre Ladrões diverte e é muito provável que você se encontre com ele um dia desses na TV. Porém, quando o segundo terço da história chega ao fim e parece que você só levará para casa a sempre divertida atuação de Freeman (misturando a classe e a ironia típica de seus personagens), as coisas mudam um pouco.

Já posso até contar que Gabriel se apaixona por quem não deveria e, por tê-la envolvido no golpe, acaba vendo a mulher ser sequestrada para pressioná-lo ainda mais. Isso faz parte do grande clichê que é um filme de ação pouco inspirado. Porém, a sensação de que a trama está indo para um caminho menos previsível prende um pouco mais o espectador. O diretor Mimi Leder não entrega as mesmas cenas de Impacto Profundo e O Pacificador, mas Jogo entre Ladrões por fim não se mostra tão dispensável quanto parecia. Nota 4



Filmes comentados em 2009: 90
Filmes lançados em 2009: 28
Total de filmes do blog: 90

Nenhum comentário: