sexta-feira, 17 de abril de 2009

Monstros vs. Alienígenas



Estreia - 3/4 - Na pequena (e modesta) cidade de Modesto, no Estado da Califórnia, Susan (voz de Reese Witherspoon) está se preparando para seu casamento com Derek (Paul Rudd) que para ser promovido cancela sua lua-de-mel em Paris e troca pela igualmente pequena e modesta cidade de Fresno. Uma espécie de meteoro cai perto do lugar onde ela está e a mulher cresce uns 13 metros (já que a inspiração é a produção O Ataque da Mulher de 15 Metros, de 1958) sendo resgatada pelo Governo dos Estados Unidos para ficar confinada numa espécie de "prisão para figuras bizarras".
Com essa abertura ligeira Monstros vs. Alienígenas não se preocupa muito em detalhar o que está por trás de acontecimentos bizarros como esse e parte logo para a ação. Na sequência os aliens do título enviam à Terra uma sonda gigante e o "exército" de monstros formados por Susan, o cientista-barata-mutante Dr. Cockroach (Hugh Laurie, de House), inspirado em A Mosca da Cabeça Branca de 1958; o Elo Perdido (Will Arnett), inspirado em O Monstro da Lagoa Negra de 1954; e uma geléia de um olho só chamada B.O.B. (Seth Rogen) inspirado em A Bolha, também de 1958, fica encarregado de expulsar essa ameaça de outro planeta. B.O.B. faz as vezes de personagem engraçado (interessante que parece que os monstros de um olho só têm essa tendência, lembram de Mike Wazowski de Monstros S/A?), porém o longa não sai muito do que se espera de um filme de animação.
Há referências óbvias a Star Trek, Contatos Imediatos do Terceiro Grau e O Dia em que a Terra Parou (principalmente na cena da chegada da sonda), mas se existe algo a ser reverenciado no roteiro é a homenagem feita a Dr. Fantástico. O Presidente dos Estados Unidos (Stephen Colbert) todo atrapalhado e contando com o auxílio de um lunático General (Kiefer Sutherland) é uma cópia da produção de Stanley Kubrick de 1964. Até os traços do General Monger lembram George C. Scott (que interpretou o Gen. Buck Turgidson) - outra semelhança é a sala e a mesa em que a cúpula do governo americano se reúne.
Tirando isso, Monstros vs. Alienígenas se utiliza da qualidade técnica indiscutível das animações da Dreamworks (com momentos de fazer inveja a muitos filmes-catástrofe), da ação constante e sempre que possível de uma piada ou outra. Para completar, a mesma boa e velha mensagem para as crianças sobre amizade e tolerância se utilizando de personagens que se transformam em herois inesperados. Os 140 milhões de dólares em três semanas só nas bilheterias americanas não podem estar errados. Nota 5



Filmes comentados em 2009: 83
Filmes lançados em 2009: 23
Total de filmes do blog: 83

Nenhum comentário: