segunda-feira, 20 de abril de 2009

Faz de Conta que Acontece



Estreia - 23/1 - Depois do fraquíssimo Zohan - O Agente Bom de Corte (que estreou nos cinemas brasileiros ano passado e figurou na minha lista dos 20 piores filmes de 2008), Adam Sandler acerta em cheio com a mistura de comédia e fantasia Um Faz de Conta que Acontece. Ele faz Skeeter, um faz-tudo de um hotel de luxo que já pertenceu ao seu pai. O dono nos últimos anos é Barry Nottingham (Richard Griffiths), que tem planos de construir um novo empreendimento na cidade. Quando a irmã do protagonista (interpretada por Courtney Cox, de Friends) vai para o Arizona numa entrevista de emprego, Skeeter fica cuidado de seus sobrinhos. À noite, quando ele ensaia contar uma histórias para as crianças dormirem, tudo o que os meninos falam acaba acontecendo no dia seguinte. O elenco ainda conta com Russel Brand (que não é tão engraçado quanto acha), Keri Russell (do excelente O Som do Coração) e Teresa Palmer (guarde esse nome, quem viu o filme sabe do que estou falando).
O que a princípio (até pelo cartaz) remetia ao filme Uma Noite no Museu (de Ben Stiller) na verdade se mostra algo bem diferente. O roteiro é uma plataforma para Sandler fazer graça para um público mais jovem, se utilizando de personagens como o cavaleiro, o cauboi e o heroi grego. Todavia, a produção caprichada da Disney (um selo de qualidade que quase nunca erra) permite uma diversão acima da média e talvez Um Faz de Conta que Acontece se torne uma referência obrigatória na filmografia de Adam Sandler daqui a algum tempo.
Quando Skeeter utiliza as historias contadas para os sobrinhos como um espelho da própria vida percebe-se que o roteiro também tem potencial para agradar os adultos. O novato Matt Lopez construiu uma bela história e o auxílio do já veterano Tim Herlihy (são sete roteiros para filmes de Sandler além de vários episódios de Saturday Night Live) foi fundamental para diversas cenas engraçadas. Há a clássica participação de Rob Schneider, como sempre mas é o papel principal do homem subestimado que vê uma rara chance de se dar bem na vida que torna o longa interessante para os adultos.
Por fim, o que mais impressiona em Um Faz de Conta que Acontece é como um filme que parece ser tão batido e com a única função de divertir crianças ainda pode surpreender em vários momentos o espectador que gosta de cinema. Nota 7




Filmes comentados em 2009: 84
Filmes lançados em 2009: 24
Total de filmes do blog: 84

Nenhum comentário: