quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Visitante



Estreia - 13/3 - O Visitante (também chamado de Aprendendo a Viver) conta a história de Walter, um professor universitário viúvo que opta por levar dias de solidão, enquanto tenta aprender a tocar piano, ofício de sua falecida esposa. A falta de paciência e vontade de superar a perda fica clara quando, numa determinada cena, o protagonista mostra que nem as provas que ele aplica para sua turma são refeitas, ele apenas repete as perguntas do período passado. Sem contar a história do livro que ele finge que escreve.
A vida de Walter começa a mudar quando ele aceita participar de um congresso no Estado de Nova York. Chegando em seu velho apartamento ele dá de cara com um casal de imigrantes (um homem da Síria e uma mulher do Senegal). Aos poucos o personagem recupera um pouco do gosto pela vida, em mais um drama pouco inovador no estilo que a Academia gosta. Richard Jenkins foi indicado ao Oscar na categoria melhor ator numa interpretação boa, daquele jeito contido dos longas do gênero. Aliás, como sempre as atuações são acima da média.
A grande virada mesmo acontece quando o imigrante Tarek (muito bem interpretado por Haaz Sleiman) é preso, momento no qual o roteiro se transforma em algo mais crítico, mais global e mais interessante. A repressão do governo dos Estados Unidos ao imigrantes depois do 11 de Setembro não é algo novo, mas a forma com que O Visitante trata o tema vale e pena assistir. As aulas de música que Walter e Tarek compartilham e a mensagem a favor de um recomeço, independente da idade (o que na prática é algo muito difícil), transforma o longa em algo agradável de ser visto. Nota 6




Oscar 2009
Filmes indicados: 31 (exceto curtas e documentários)
Filmes comentados: 19
Filmes para comentar: 12

Filmes comentados em 2009: 65
Filmes lançados em 2009: 13
Total de filmes do blog: 65

Nenhum comentário: