quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Rio Congelado



Estreia - 20/2 - Rio Congelado se passa na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, mais precisamente no extremo leste. Lá somos apresentados a uma mãe de família que é abandonada pelo marido e precisa se dobrar num trabalho que rende pouco e cuidar de dois filhos, um de cinco e outro de quinze anos. Quando ela descobre que um dos seus carros está nas mãos de uma índia da tribo Mohawk (que tem imunidade de jurisdição para os dois lados da fronteira), ela se envolve numa trapaça que transporta imigrantes ilegais do Canadá aos Estados Unidos de carro, passando por cima de um rio, que fica congelado no inverno.
A indicada ao Oscar de melhor atriz Melissa Leo faz um papel difícil, carregado, de mulher sofrida e o faz de maneira contida e brilhante, lembrando muito Fernanda Montenegro em Central do Brasil. Rio Congelado possui um roteiro pertinente, falando sobre a pobreza que vai tomando conta de parte da população americana. Ao mesmo tempo que a vida nos Estados Unidos ainda é um sonho para muito estrangeiros (no filme temos chineses e paquistaneses).
É um drama familiar, com ritmo cadenciado em que as coisas vão se desenhando lentamente e de forma previsível. Histórias paralelas como o filho mais velho da protagonista (que aplica pequenos golpes por telefone) e da própria índia que não pode criar seu filho mestiço ajudam a enriquecer a trama. Não é completo, mas se revela um bom filme. Nota 6




Oscar 2009

Filmes indicados: 31 (exceto curtas e documentários)
Filmes comentados: 17
Filmes para comentar: 14

Filmes comentados em 2009: 63
Filmes lançados em 2009: 11
Total de filmes do blog: 63

Nenhum comentário: