sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Resumo da maratona

Chegou o Carnaval! Sem delongas, para fechar a cobertura do Oscar, um resumo de tudo que aconteceu.

Acabou a maratona. Fico devendo os três filmes que concorrem a melhor estrangeiro e prometo comentários ao longo do ano. Além disso, faço um post com os vencedores nas quatro categorias "ignoradas" pelo blog, por conta da falta de tempo. Foram 28 produções comentadas em 45 dias. Veja as notas:

10
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Dúvida
Wall*E
9
Curioso Caso de Benjamin Button
Frost e Nixon - A Luta pela Democracia
Homem de Ferro
Quem Quer Ser um Milionário?
Valsa com Bashir
8
Foi Apenas um Sonho
Lutador
Simplesmente Feliz
Troca
Vicky Cristina Barcelona
7
Ato de Liberdade
Duquesa
Hellboy 2
Leitor
Na Mira do Chefe
Procurado
Trovão Tropical
6
Aprendendo a Viver
Bolt - O Supercão
Milk - A Voz da Igualdade
Revanche
Rio Congelado
5
Austrália
Casamento de Rachel
4
Kung Fu Panda


Não coloquei em ordem de preferência (e sim alfabética) para não estragar o post de final de ano com o ranking do blogueiro. Para ler todos os comentários clique no marcador Especial Oscar 2009 no canto esquerdo da tela.

Filmes comentados em 2009: 74
Filmes lançados em 2009: 22
Total de filmes do blog: 74

Dia 9 de Janeiro de 2009, fiz um post chamado "Não Vi e Gostei" com os longas que tinham vagas quase garantidas na festa desse domingo. Num exercício de auto-crítica vamos comparar minhas impressões antes e depois de vê-los:

Casamento de Rachel - "Só espero que não seja um drama muito pesado, pois além da atuação, o filme também deve ser bom para atingir um maior número de pessoas. Tem potencial para ser o 'independente do ano'." Aconteceu justamente o que não queria. O Casamento de Rachel possui uma boa atuação de Anne Hathaway (que nem é mais a favorita), mas não é um longa dos melhores, sendo realmente um drama muito pesado.
Curioso Caso de Benjamin Button - "Esse pode não pode ser o favorito, mas é o mais aguardado pelo blogueiro. David Fincher é sem dúvida um dos grandes diretores da atualidade." Fincher se firmou como um grande diretor (talvez até sobre um prêmio de consolação para ele) e Benjamin Button valeu cada segundo e centavo investido. Não é o melhor do ano (nem o melhor de sua carreira), mas faz jus às treze indicações. É o grande destaque tecnicamente ao lado de Batman - O Cavaleiro das Trevas.
Dúvida - "A ideia que passa é algo bem parado, que não atrairá grande público, mas deve ser de grande qualidade." Não tem nada de parado, o filme é de grande qualidade e merecia ser lembrado na lista de melhor filme. Um dos melhores para mim.
Foi Apenas um Sonho - "Forte candidato a injustiçado do ano." Infelizemente eu estava certo e a Academia preferiu lembrar da atuação de Kate Winslet em O Leitor e ignorar esse drama que se destaca na lista dos indicados. Daqui há alguns anos filmes como Milk e Casamento de Rachel vão ser apenas citados, enquanto Foi Apenas um Sonho continuará sendo visto.
Frost/Nixon - "Mais um filme com toda a pinta de ser parado, divertir pouco e exigir muita atenção." Esqueça isso tudo, foi a impressão mais errada que já tive de um filme em toda a minha vida. Frost/Nixon é especial e merece ser descoberto. Não tem nada de parado, diverte sim e não exige, mas prende (e muito) sua atenção.
Gran Torino - Não foi indicado a nada, mas arrebentou nas bilheterias e se tornou uma sombra para muito filme lembrado. Aguardo ansioso a estreia dele.
Last Chance Harvey - O filme foi pouco falado e acabou sem indicações.
Leitor - "Kate Winslet tem grandes chances de finalmente ganhar um Oscar, pena que na categoria coadjuvante." Nesse meio tempo, ela foi lembrada pela Academia na categoria atriz principal e tem um ligeiro favoritismo, para que possam reparar as injustiças do passado. O grande apelo do estúdio deu certo e O Leitor roubou a vaga de Batman - O Cavaleiro das Trevas entre os cinco melhores do ano.
Lutador - "Mickey Rourke tenta a redenção mais uma vez (...) O jovem diretor Darren Aronofsky vem crescendo na carreira e passou a ser ainda mais respeitado após vencer o Leão de Ouro de melhor diretor no Festival de Veneza." Outra boa surpresa do ano foi O Lutador. Rourke alcançou a tão esperada redenção e divide os holofotes com Sean Penn na noite de domingo. Aronofsky não foi indicado, mas tem um futuro brilhante pela frente.
Milk - "James Franco venceu o NBOR de ator coadjuvante, o que talvez garanta a ele uma indicação e se torne um concorrente de peso para Heath Ledger. Já Sean Penn lidera a corrida na categoria de ator." Franco foi lembrado, mas a vitória de Ledger é quase garantida. Já Penn era barbada até O Lutador ganhar destaque e colocar Rourke à sua sombra. Como disse na quarta-feira, achei exagero as oito indicações para Milk.
Quem Quer Ser um Milionário? - "Não daria esse filme como favorito porque talvez seja um longa que agrade a crítica (está perto da unanimidade), mas não os membros da Academia." Não só a crítica, mas toda a comunidade de cinema dos Estados Unidos adotou Quem Quer Ser um Milionário? e ele está com uma mão na taça.
Simplesmente Feliz - "Quem já viu o longa diz que ela (Sally Hawkins) é a dona do filme". Realmente o show é dela e foi um absurdo sua não-indicação. Simplesmente Feliz só foi lembrado por seu grande roteiro.
Troca - "É um drama com cara de suspense e cara de indicação para Angelina Jolie. Não deve ir mais longe que isso." Na verdade, foram três indicações para o filme e a produção caprichada foi o destaque. É um excelente filme e merece um troféu de recordação (talvez em Direção de Arte).
Valsa com Bashir - "Se for mesmo uma mistura de Identidade Bourne com Persépolis, vai ser um dos meus favoritos." Valsa com Bashir não foi tão longe como eu previa, mas o suficiente para ser um dos melhores do ano.
Wendy e Lucy - sem indicações.

Já dia 22 de Janeiro, no post "30 Dias para a Glória", falei um pouco dos indicados, anunciados nesse dia. Vamos rever as oito categorias principais, citando o favorito, o meu voto entre os cinco e os ignorados.

Melhor Filme
Curioso Caso de Benjamin Button
Frost e Nixon - A Luta pela Democracia
Leitor
Milk - A Voz da Igualdade
Quem Quer Ser um Milionário?
O favorito: Quem Quer Ser um Milionário?
Meu voto: Curioso Caso de Benjamin Button
Quem poderia estar: cito três filmes. Se a Academia fosse ousada, indicaria Wall*E que chega à cerimônia como o melhor filme de 2008. Se fosse para fazer justiça, indicava Batman - O Cavaleiro das Trevas. Se for para citar o ignorado dentro da tradição do Oscar, cito Dúvida. Esses três longas no lugar de Leitor, Milk e Frost/Nixon (infelizmente) faria a lista dos cinco melhores de 2008 ser impecável.


Melhor Diretor
Curioso Caso de Benjamin Button - David Fincher
Frost e Nixon - A Luta pela Democracia - Ron Howard
Leitor - Stephen Daldry
Milk - A Voz da Igualdade - Gus Van Sant
Quem Quer Ser um Milionário? - Danny Boyle
O favorito: Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?)
Meu voto: David Fincher (Curioso Caso de Benjamin Button)
Quem poderia estar: Christopher Nolan (Batman - O Cavaleiro das Trevas)


Melhor Ator
Aprendendo a Viver - Richard Jenkins
Curioso Caso de Benjamin Button - Brad Pitt
Frost e Nixon - A Luta pela Democracia - Frank Langella
Lutador - Mickey Rourke
Milk - A Voz da Igualdade - Sean Penn
Os favoritos: Mickey Rourke (Lutador) e Sean Penn (Milk)
Meu voto: Frank Langella (Frost e Nixon)
Quem poderia estar: Leonardo di Caprio (Foi Apenas um Sonho)


Melhor Atriz
Casamento de Rachel - Anne Hathaway

Dúvida - Meryl Streep

Leitor - Kate Winslet

Rio Congelado - Melissa Leo

Troca - Angelina Jolie

A favorita: Kate Winslet (Leitor), mesmo estando melhor em Foi Apenas um Sonho
Meu voto: Meryl Streep (Dúvida)
Quem poderia estar: Sally Hawkins (Simplesmente Feliz) - Maior injustiça de 2008


Melhor Ator Coadjuvante
Batman - O Cavaleiro das Trevas - Heath Ledger
Dúvida - Philip Seymour Hoffman

Foi Apenas um Sonho - Michael Shannon

Milk - A Voz da Igualdade - Josh Brolin

Trovão Tropical - Robert Downey Jr.

O favorito: Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Meu voto: Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas), com menção honrosa a Michael Shannon (Foi Apenas um Sonho).
Quem poderia estar: David Kross (Leitor), ator com grande futuro pela frente. Para quem entende que ele aparece demais e não se enquadra como coadjuvante, cito Haaz Sleiman (Aprendendo a Viver). Isso forçando um pouco, já que a lista está excelente nessa categoria.


Melhor Atriz Coadjuvante
Curioso Caso de Benjamin Button - Taraji P. Henson

Dúvida - Amy Adams

Dúvida - Viola Davis
Lutador - Marisa Tomei

Vicky Cristina Barcelona - Penélope Cruz
A favorita: Não sei. Dizem que é a Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), mas deve sobrar para Viola Davis (Dúvida).
Meu voto: Amy Adams (Dúvida)
Quem poderia estar: não tem nenhuma atuação melhor que essas cinco na categoria.

Melhor Roteiro Original
Milk - A Voz da Igualdade

Na Mira do Chefe

Rio Congelado

Simplesmente Feliz

Wall*E

O favorito: Milk - A Voz da Igualdade
Meu voto: Wall*E (infelizmente tiraria a única chance de Simplesmente Feliz levar alguma coisa)
Quem poderia estar: Valsa com Bashir

Melhor Roteiro Adaptado
Curioso Caso de Benjamin Button

Dúvida
Frost e Nixon - A Luta pela Democracia

Leitor

Quem Quer Ser um Milionário?

O favorito: Quem Quer Ser um Milionário?
Meu voto: Curioso Caso de Benjamin Button (é o melhor roteiro, apesar do de Dúvida ter permitido um filme melhor).
Quem poderia estar: Foi Apenas um Sonho e Batman - O Cavaleiro das Trevas

O ideal seria falar de melhor filme estrangeiro (mas não vi três dos indicados) e animação (que só tem Wall*E esse ano). Mas, deixa pra lá.

Veja os outros indicados e os comentários no post 30 Dias para a Glória. O Oscar acontece domingo, às 23:00 com transmissão apenas da TNT (a Globo deve exibir alguns flashes entre um desfile e outro). A partir de 14:00 a E! começa sua programação especial.

Nenhum comentário: