quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

30 dias para a glória



Os indicados ao Oscar acabam de ser anunciados. Duas semanas atrás no post "Não Vi e Gostei" o blog já discutia alguma tendências com relação aos escolhidos pela Academia. Confesso que algumas coisas me pegaram de surpresa no final da manhã de hoje. Vamos analisasr as categorias e preparar a lista de todos os filmes que você precisa ver nos próximos trinta dias. Terça-feira tem a lista dos piores, também com surpresas, junto com comentários dos filmes já assistidos:

* Melhor Filme
1) Curioso Caso de Benjamin Button
2) Frost e Nixon - A Luta pela Democracia
3) Leitor
4) Milk - A Voz da Igualdade
5) Quem Quer Ser um Milionário?
O favorito continua sendo Quem Quer Ser um Milionário, mas O Curioso Caso de Benjamin Button lidera nas indicações (13x10), muito por conta das categorias técnicas. É um pouco de surpresa a ausência de Batman - O Cavaleiro das Trevas. Posso estar errado, mas se Frost/Nixon se prende em longos diálogos e boas atuações, como Boa Noite e Boa Sorte, era mais lógico que Dúvida roubasse sua vaga. Já O Leitor a cada dia fica mais interessante.


* Melhor Diretor

1) Curioso Caso de Benjamin Button (2) - David Fincher
2) Frost e Nixon - A Luta pela Democracia (2) - Ron Howard
3) Leitor (2) - Stephen Daldry
4) Milk - A Voz da Igualdade (2) - Gus Van Sant
5) Quem Quer Ser um Milionário? (2) - Danny Boyle
Eu já tenho em mente um post sobre o currículo dos indicados nas categorias principais, mas é importante que se diga que a tradição é que os mesmos filmes indicados na categoria melhor filme também sejam na categoria diretor. Em comparação com a lista dos Sindicatos dos Produtores e Diretores, O Leitor substituiu Batman nas duas. Talvez esse ano David Fincher (foto) vença aqui e Danny Boyle fique com filme. Mas é apenas uma aposta, já que os dois são os favoritos.

* Melhor Ator
1) Aprendendo a Viver - Richard Jenkins
2) Curioso Caso de Benjamin Button (3) - Brad Pitt
3) Frost e Nixon - A Luta pela Democracia (3) - Frank Langella
4) Lutador - Mickey Rourke
5) Milk - A Voz da Igualdade (3) - Sean Penn
Aqui a briga deve ficar entre os dois últimos, apesar do blog começar a se inclinar por uma torcida para Brad Pitt. Agora, Richard Jenkins aparecendo em cima da hora é a primeira surpresa da lista. Tudo bem, ele foi indicado para o SAG Awards, mas eu não acreditava que ele chegaria aqui. Aliás, os indicados são exatamente os mesmos. Mais uma vez a Academia ignora Leonardo di Caprio, que nem um indicação por Foi Apenas um Sonho conseguiu.

* Melhor Atriz
1) Casamento de Rachel - Anne Hathaway
2) Dúvida - Meryl Streep
3) Leitor (3) - Kate Winslet
4) Rio Congelado - Melissa Leo
5) Troca - Angelina Jolie
Também são as mesmas indicadas do SAG (está cada vez mais óbvio). A diferença é que Kate Winslet foi indicada por Foi Apenas um Sonho no prêmio do Sindicato e por O Leitor no da Academia. No post de quinze dias atrás eu comentei que não descartaria Rio Congelado, já que é um dos filmes independentes mais falados do ano. Mas juro que apostaria uma grana que Sally Hawkins substituiria Melissa Leo com sua atuação em Simplesmente Feliz (concorrendo à injustiça do ano). Mesmo torçendo por Anne Hathaway está parecendo que finalmente farão justiça a Kate Winslet esse ano. Tanto que não a indicaram para coadjuvante para que não divida votos. O casal Brangelina garantiu a primeira fileira na festa.

* Melhor Ator Coadjuvante
1) Batman - O Cavaleiro das Trevas - Heath Ledger
2) Dúvida (2) - Philip Seymour Hoffman
3) Foi Apenas um Sonho - Michael Shannon
4) Milk - A Voz da Igualdade (4) - Josh Brolin
5) Trovão Tropical - Robert Downey Jr.
O novato Dev Patel de Quem Quer Ser um Milionário foi substituído por Michael Shannon em comparação ao SAG. Incrível que ele apenas venceu o Satellite Awards e foi indicado pelo Festival de Palm Springs e pela Associação dos Críticos de Chicago. Surpresa total. Heath Ledger está batendo em bêbado e os americanos realmente adoraram Trovão Tropical.


* Melhor Atriz Coadjuvante

1) Curioso Caso de Benjamin Button (4) - Taraji P. Henson
2) Dúvida (3) - Amy Adams
3) Dúvida (4) - Viola Davis
4) Lutador (2) - Marisa Tomei
5) Vicky Cristina Barcelona - Penélope Cruz
Marisa Tomei está de volta e entrou no lugar de Kate Winslet nessa categoria em relação ao Sindicato. A atriz já tinha ido muito bem em Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto. Aplausos para a indicação de Taraji P. Henson, ela realmente trabalha muito bem como a mãe adotiva de Ben Button. As duas indicações para Dúvida reforça aquela tese de um longa com grandes atuações, que provocou um grande número de indicações. Por isso achava que o filme apareceria na categoria melhor filme. O SAG Awards (esse domingo!) vai clarear um pouco essa categoria, que sem Kate Winslet ficou imprevisível. Mas estou achando que das duas uma: ou Dúvida recebe aqui um prêmio de consolação ou, incrivelmente, Penelope Cruz (foto) leva.

* Melhor Roteiro Original
1) Milk - A Voz da Igualdade (5)
2) Na Mira do Chefe
3) Rio Congelado (2)
4) Simplesmente Feliz
5) Wall*E
Que categoria! Apenas Milk foi indicado pelo Sindicato dos Roteiristas. Por lá ele foi acompanhado por: Aprendendo a Viver, Lutador, Queime Depois de Ler e Vicky Cristina Barcelona. Eu gostei mais do roteiro do filme do Woody Allen do que Na Mira do Chefe, mas entendo ser essa a oportunidade de homenagear o filme. Já Simplesmente Feliz aparecer no Oscar nessa categoria reforça a minha tese do filme ter uma história sensacional. E fiquei muito feliz por Wall*E ter sido indicado e acredito que ele leva. Não pode existir nada mais original que ele entre os três filmes que ainda não assisti.

* Melhor Roteiro Adaptado
1) Curioso Caso de Benjamin Button (5)
2) Dúvida (5)
3) Frost e Nixon - A Luta pela Democracia (4)
4) Leitor (4)
5) Quem Quer Ser um Milionário? (3)
Briga de cachorro grande aqui. Ben Button tem um roteiro maravilhoso, inspirado no conto de F.Scott Fitzgerald. Já Dúvida é uma peça de teatro aclamadíssima e O Leitor um romance muito elogiado. Quem Quer Ser um Milionário tem conseguido adeptos justamente por sua história. E Frost e Nixon conta um importante capítulo da história dos Estados Unidos. Eu não me arrisco. O Leitor, assim como nas categorias de filme e diretor, substituiu Batman - O Cavaleiro das Trevas.

* Melhor Filme de Animação
1) Bolt - O Supercão
2) Kung Fu Panda
3) Wall*E (2)
São os mesmos indicados de todos os grandes prêmios e o vencedor é Wall*E. No Annie, prêmio só de animação, esses três concorrem com Valsa com Bashir (que deveria estar no lugar de Bolt) e $9.99.

* Melhor Fotografia
1) Batman - O Cavaleiro das Trevas (2)
2) Curioso Caso de Benjamin Button (6)
3) Leitor (5)
4) Quem Quer Ser um Milionário? (4)
5) Troca (2)
Pelo Sindicato, Foi Apenas um Sonho está no lugar de A Troca. Adiantando a maioria dos prêmios técnicos, Batman e Ben Button devem dividir os troféus.

* Melhor Edição
1) Batman - O Cavaleiro das Trevas (3)
2) Curioso Caso de Benjamin Button (7)
3) Frost e Nixon - A Luta pela Democracia (5)
4) Milk - A Voz da Igualdade (6)
5) Quem Quer Ser um Milionário? (5)
São os mesmos cinco indicados pela Associação dos Editores na categoria drama. Em comédia concorre Mamma Mia, Na Mira do Chefe, Trovão Tropical, Vicky Cristina Barcelona e Wall*E. Nenhum deles foi lembrado.


* Melhor Direção de Arte

1) Batman - O Cavaleiro das Trevas (4)
2) Curioso Caso de Benjamin Button (8)
3) Duquesa
4) Foi Apenas um Sonho (2)
5) Troca (3)
Clint Eastwood caprichou mesmo em A Troca. Nesse caso, o Sindicato dos Diretores de Arte divide em três categorias: filme de época, de fantasia e contemporâneo. No primeiro caso foram indicados ao Oscar O Curioso Caso de Benjamin Button e A Troca (concorrendo com Dúvida, Frost/Nixon e Milk); no segundo apenas Batman foi lembrado (concorrendo com As Crônicas de Spiderwick - que eu gostei muito - Homem de Ferro, Indiana Jones e O Reino da Caveira de Cristal e Wall*E); no terceiro nenhum foi indicado (007 - Quantum of Solace, Gran Torino, O Lutador, Queime Depois de Ler e Quem Quer Ser um Milionário). Por isso que A Duquesa (foto) (quem leu o blog nos últimos dias sabe que estava animado para ver esse filme, mas depois desisti - agora volto a querer ver) e Foi Apenas um Sonho dificilmente vencem.

* Melhor Figurino
1) Austrália
2) Curioso Caso de Benjamin Button (9)
3) Duquesa (2)
4) Foi Apenas um Sonho (3)
5) Milk - A Voz da Igualdade (7)
Sim, existe Sindicato dos Figurinistas (não quero nem imaginar isso). É dividido da mesma forma do anterior. Os indicados são iguais aos da categoria filme de época, exceto Austrália que substituiu A Troca. Nos filmes de fantasia temos Batman, Crônicas de Nárnia 2 e A Múmia 3. Nos contemporâneos Homem de Ferro, O Lutador, Mamma Mia (que merecia ser lembrado), Quem Quer Ser um Milionário e Sex And The City (que só não foi indicado porque é muito ruim). Austrália, tão criticado, furou a fila e conseguiu uma vaguinha na festa.


* Melhor Maquiagem

1) Batman - O Cavaleiro das Trevas (5)
2) Curioso Caso de Benjamin Button (10)
3) Hellboy 2 - O Exército Dourado
É um prêmio técnico que não tem um troféu de Sindicato, assim como efeitos visuais. Mas os três trabalhos são excelentes, principalmente Hellboy (do grande Guilhermo del Toro), lembrado apenas nessa categoria (foto).

* Melhor Trilha Sonora
1) Ato de Liberdade
2) Curioso Caso de Benjamin Button (11)
3) Milk - A Voz da Igualdade (8)
4) Quem Quer Ser um Milionário? (6)
5) Wall*E (3)
Comentando o resultado das bilhterias na terça-feira eu disse ter estranhado e lamentado o 8º lugar e os menos de 10 milhões de dólares de Um Ato de Liberdade, filme de guerra com Daniel Craig orçado em 50 milhões de dólares. Eis que ele aparece no Oscar dois dias depois. O Grammy indicou os álbuns de Batman, Homem de Ferro, Indiana Jones e Sangue Negro (esse concorreu ano passado) ao lado de Wal*E.

* Melhor Canção
1) Quem Quer Ser um Milionário? (7) - "Jai Ho"
2) Quem Quer Ser um Milionário? (8) - "O Saya"
3) Wall*E (4) - "Down to Earth"
Bruce Springsteen que venceu o Globo de Ouro com a canção de O Lutador não foi lembrado. Teremos um pedaço da Índia no palco da cerimônia com as duas canções de Quem Quer Ser um Milionário. Vamos ver se elas fazem frente à música de Wall*E que é muito bonita e parece ser a favorita. O Grammy, que será entregue dia 8 de Fevereiro e será tema do blog em breve, também indicou a canção de Wall*E com outras quatro de filmes lançados em 2007: duas de Encantada (lembrada no Oscar 2008), uma de Antes de Partir e outra de A Vida é Dura.

* Melhor Som
1) Batman - O Cavaleiro das Trevas (6)
2) Curioso Caso de Benjamin Button (12)
3) Procurado
4) Quem Quer Ser um Milionário? (9)
5) Wall*E (5)
Olha O Procurado aí! Gostei da lembrança, o filme é muito legal. No prêmio do Sindicato não tem O Curioso Caso de Benjamim Button nem O Procurado. Eles foram substituídos por 007 - Quantum of Solace e Homem de Ferro.


* Melhor Edição de Som

1) Batman - O Cavaleiro das Trevas (7)
2) Homem de Ferro
3) Procurado (2)
4) Quem Quer Ser um Milionário? (10)
5) Wall*E (6)
Homem de Ferro (foto) é sensacional e mesmo não se encaixando no perfil da Academia, tinha que ser lembrado em algumas categorias técnicas.

* Melhores Efeitos Visuais
1) Batman - O Cavaleiro das Trevas (8)
2) Curioso Caso de Benjamin Button (13)
3) Homem de Ferro (2)
Ben Button termina como líder em indicações, seguido de Quem Quer Ser Milionário com 10, Milk e Batman com oito e Wall*E com seis. Mesmo assim a Academia esnobou os filmes do homem-morcego e do robô nas categorias principais.

* Melhor Filme Estrangeiro
1) Alemanha - Der BaaderMeinhof Komplex
2) Austria - Revanche
3) França - Entre les Murs
4) Israel - Valsa com Bashir
5) Japão - Okuribito
A briga deve ficar mesmo com a animação israelense (favorita) e o longa francês vencedor da Palma de Ouro em Cannes. Mas andam elogiando muito esse filme alemão e ele pode surpreender.

Quanto aos documentários e curta-metragens, deixo essas quatro categorias mais para frente, já que ainda são poucas informações sobre eles. Portanto, vamos ver a agenda da caminhada rumo ao Oscar:

25/1 - Sindicato dos Atores
30/1 - Annie, o Oscar da animação
31/1 - Sindicato dos Diretores
07/2 - Sindicato dos Roteiristas
08/2 - BAFTA e Grammy
14/2 - Sindicato dos Diretores de Arte e Sindicato dos Operadores de Som
15/2 - Sindicato dos Editores e Sindicato dos Fotógrafos
17/2 - Sindicato dos Figurinistas
21/2 - Prêmio Framboesa de Ouro
22/2 - 81º Oscar

Agora todos os filmes indicados, em negrito os que já estrearam no Brasil (com o link dos que já foram comentados - semana que vem eu comento o restante) e em vermelho os que ainda irão estrear, com a previsão das datas:
01 Aprendendo a Viver (sem previsão)
02 Ato de Liberdade (27/2)

03 Austrália (23/1)

04 Batman - O Cavaleirom das Trevas link
05 Bolt - O Supercão link
06 Casamento de Rachel (13/2)
07 Curioso Caso de Benjamin Button
link
08 Dar Baader Meinhof Complex (3/7)
09 Duquesa (comentário dia 27)
10 Dúvida (6/2)
11 Entre les Murs (13/3)

12 Foi Apenas um Sonho (30/1)

13 Frost e Nixon - A Luta pela Democracia (20/2)

14 Hellboy 2: O Exército Dourado (comentário dia 27)
15 Homem de Ferro
link
16 Kung Fu Panda
(comentário dia 27)
17 Leitor (6/2)
18 Lutador (13/2)
19 Milk - A Voz da Igualdade (6/2)

20 Na Mira do Chefe link
21 Okuribito (sem previsão)
22 Procurado (comentário dia 27)
23 Quem Quer Ser um Milionário? (6/3)
24 Revanche (sem previsão)
25 Rio Congelado (6/3)

26 Simplesmente Feliz (6/3)

27 Troca (veja o comentário abaixo)
28 Trovão Tropical
link
29 Valsa com Bashir (10/4)
30 Vicky Cristina Barcelona link
31 Wall*E
link

São doze assistidos (nove já comentados e três por comentar) e dezenove para assistir (sendo que apenas A Duquesa já passou nos cinemas). Nos próximos trinta dias pretendo comentar todos esses nos posts sobre cinema. Assista também e deixe seu comentário. Lembrando que as datas, principalmente as de março e abril (depois da cerimônia) estão sujeitas a alterações.

Um comentário:

Vander disse...

Cara...

Eu num levei muita fé no "A troca" não... mas vou dar uma chance ao filme. Pelo que li me lembrou um pouco "Uma mente brilhante" com seu lado "minha mente contra o mundo". Fiquei curioso.

Quanto ao texto do Run-DMC, assim que estiver meu pc de volta eu começo os trabalhos. E paro de comentar durante o expediente.