terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Indicados ao Globo de Ouro 2009

Lista fresquinha saindo. Como esse blog não consegue ser regular, aqui vão os indicados. Não promete mais maratona de nada, mas a vontade de ver esses filmes e comenta-los é tanta que deve pintar algo por aqui nas minhas "férias" (a partir da semana que vem) e em 2010. Amor Sem Escalas começa a Corrida Para o Oscar com tudo, liderando o Globo de Ouro com seis indicações, seguido por Nine, Bastardos Inglórios e Avatar - que lideram o Critic's Coice Awards:

Melhor filme (Drama)

Amor sem escalas
Avatar
Bastardos inglórios
Guerra ao terror
Preciosa

Comentário: Já vi Bastardos Inglórios e ele está na lista dos meus cinco melhores do ano por enquanto (daqui a alguns dias divulgo tudo aqui com calma). Avatar começa sua campanha de maneira muito parecida com o último filme de James Cameron, Titanic. Muita especulação, gastança de dinheiro, ótimas impressões da críticas nas sessões especiais, enxurrada de indicações aos primeiros prêmios... E todos sabem que fim levou Titanic. Preciosa é um drama independente sobre uma moradora no Harlem sem oportunidades. Está na categoria "Half Nelson" de filmes que serão poucos vistos. Dizem ter excelentes participações de Lenny Kravitz e Mariah Carey. Guerra ao Terror já conta com elenco mais interessante (Ralph Fiennes, Guy Pearce) e se passa na Guerra do Iraque. Isto é, uma boa promessa. Amor Sem Escalas tem surpreendido, levado alguns prêmios (principalmente com George Clooney) e não é mais um azarão.

Melhor Filme (Musical ou Comédia)

500 dias com Ela
Se beber, não case
Simplesmente complicado
Julie e Julia
Nine

Comentário: Nine desponta como favorito, por ser um musical muito bem produzido, com elenco primoroso. Mas 500 Dias Com Ela recebe cada vez mais elogios e se tornou "aquele filme que eu deveria ter visto" em 2009. Se Beber, Não Case foi uma surpresa para quem duvidava do potencial de Todd Philips (eu me incluo, se bem que não vi o filme). Simplesmente Complicado reúne Meryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martin em uma trama mais adulta que os filmes que esse último geralmente realiza (algo promissor). Julia e Julia tem aquela temática gastronômica que volta e meia rende filmes interessantes, mas creio que faça apenas número.

Melhor Atriz (Drama)

Emily Blunt, The Young Victoria
Sandra Biullock, The Blind Side
Helen Mirren, The Last Station
Carey Mulligan, An Education
Gabire Sadibe, Preciosa

Comentário: Para que o texto chegue no calor do momento, não procurei muitas informações (até porque nos próximos meses só se falarão nesses filmes). Mas a menina de Preciosa deve ter conseguido uma formidável interpretação. Helen Mirren na lista é animador e Sandra Bullock conseguir duas indicações (e dois sucessos de bilheteria) em 2009 é surpreendente. Ela volta a aparecer aqui por A Proposta. Emily Blunt e Carey Mulligan muito me agradam mas não necessariamente por suas atuações.

Melhor Ator (Drama)

Jeff Bridges, Crazy heart
George Clooney, Amor sem escalas
Colin Firth, Um homem sério
Morgan Freeman, Invictus
Toeby Maguire, Entre irmãos

Comentário: Quem já viu Morgan Freeman nos trailers de Invictus, como Nelson Mandela, não deixa de inclui-lo na lista de favoritos. Mas a briga é interessantes, com cinco atores de gerações e escolas diferentes. Como sempre acontece, essa categoria parece ser a mais equilibrada e esperada. Veremos os filmes.

Melhor Atriz (Musical ou Comédia)

Sandra Bullock, A proposta
Marion Cotillard, Nine
Meryl Streep, Simplesmente Complicado
Meryl Streep, Julie & Julia
Julia Roberts, Duplicidade

Comentário: Meryl Streep está muito bem acompanhada esse ano (por ela mesma). Essa mulher é um fenômeno! Se ela não trabalhar um ano criam uma categoria "melhor aposentada" e ela vence. Acho que cai nos colos de Sandra Bullock, uma espécie de homenagem a essa atriz que, se não é uma das maiores, teve seus momentos e nos proporcionou bons filmes. Mas Marion Cotillard cantando e dançando? Hum... Quando estreia Nine mesmo? Como presente por sua volta, Julia Roberts apenas fecha a lista.

Melhor Ator (Musical ou Comédia)

Matt Damon, O desinformante!
Daniel Day Lewis, Nine
Robert Downey Jr., Sherlock Holmes
Joseph Gordon Levitt, 500 dias com ela
Michael Stuhlbarg, Um homem sério

Comentário: Só pelo fato de Downey Jr. ser indicado de novo, mostra que suas chances são ótimas. Mas Daniel Day Lewis é a Meryl Streep de shorts e a briga ainda conta com o muito querido Matt Damon e o ator de 500 Dias Com Ela - que deve sair da festa com um prêmio, pelo menos - e poderá ser justamente esse.

Melhor Atriz Coadjuvante

Mo-Nique, Preciosa
Julianne Moore, Um homem sério
Anna Kendrick, Amor sem escalas
Vera Farmiga, Amor sem escalas
Penelope Cruz, Nine

Comentário: O que falei de 500 Dias Com Ela lá em cima se aplica a Nine aqui. Preciosa é um filme de atuações e a de Mo-Nique deve ser destaque. Amor Sem Escalas vai empilhando indicações (será que chega bem ao Oscar "escalando" produções maiores?) e Penelope Cruz ganhou uma vaga por ter vencido ano passado. Não sei se faz só número não.

Melhor Ator Coadjuvante

Matt Damon, Invictus
Stanley Tucci, Um olhar do paraíso
Christopher Plummer, The last station
Christopher Waltz, Bastardos inglórios
Woody Harrelson, The messenger

Comentário: Achei essa lista aqui sensacional! Mas o fato de Matt Damon ser indicado duas vezes é um bom indício de que ele saia com algum prêmio da festa. Christopher Plummer, assim como já aconteceu com Peter O'Toole em Vênus, venceu a corrida na "carreira desenterrada do ano". Mas só tem ator sensacional aqui. Mais uma vez, diversos estilos e gerações.

Melhor Animação

Coraline e o Mundo Secreto
O fantástico Sr. Fox
Tá chovendo hambúrguer
A princesa e o sapo
Up - altas aventuras

Comentário: Up é favorito, mas os cinco filmes passaram (ou passam) com sucesso pelos cinemas. O grande adversário de Up é Coraline e o Mundo Secreto, que lidera as indicações do Annie. Era do Gelo 3, apesar de estourar nas bilheterias, foi preterido. Já A Princesa e o Sapo coloca a animação tradicional no mapa das premiações de novo.

Melhor Filme Estrangeiro

Baaria (Itália)
Abraços partidos (Espanha)
Um profeta (França)
A fita branca (Alemanha)
The maid (China)

Comentário: Almodóvar contra o vencedor do Festival de Cannes. Briga interessante esse ano com cinco países de tradição forte no cinema. Categoria para se olhar com carinho em 2010.

Melhor Diretor

Kathryn Bigelow, Guerra ao Terror
James Cameron, Avatar
Clint Eastwood, Invictus
Jason Reitman, Amor sem escalas
Quentin Tarantino, Bastardos inglórios

Comentário: Mais um trofeu que só tem fera entre os indicados. Se Clint Eastwood já se acostumou a bater em Martin Scorsese, esse ano ele enfrentará James Cameron (favorito, já que quem já viu Avatar fala que não existe nada comparável na história do cinema) e Quentin Tarantino, que anda merecendo levantar uns prêmios já.

Melhor Roteiro

Amor sem escalas
Simplesmente Complicado
Distrito 9
Guerra ao Terror
Bastardos inglórios

Comentário: Distrito 9 foi uma das surpresas do ano mas não creio que chegue com força. A luta aqui é promissora e me anima muito ver Simplesmente Complicado indicado nessa categoria.

Melhor Trilha Sonora

I will see you, Avatar
The weary kind, The Crazy Heart
Winter, Brothers
Cinema Italiano, Nine
I want to come home, Everybody's fine

Comentário: Conhecimento zero de tudo por aqui. Mas Nine, por ser filme musical, terá a trilha sonora mais conhecida (não necessariamente a melhor).
É isso aí. Se der tempo até o final da semana falo do Critic's Choice Awards.

2 comentários:

Pablo disse...

Olá Amigo,
Seu blog tem uns detalhes fora do sério... numca vi uma sinopse tão completa ainda mais nos filmes antigos que ninguém dar importância.
Tenho um blog de Filme tb, http://dramasatsu.blogspot.com/ mas posto pra galera baixar.
Tô fazendo uns marcadores dos Oscars, dar uma passada lá! Bem, queria tb colocar seu link no meu blog, vc tem algum marcador?
Forte Abraço! o/

Anônimo disse...

Atualiza o blog! Esse blog é ótimo!